A partir do momento que o pergaminho foi substituído pelo papel, a encadernação passou a ser o método mais utilizado para organizar folhas de papel, o que facilita o manuseio e a proteção.
No século XIX, foi a época de grande volume de produções por conta da inovação tecnológica. Portanto, a disseminação do ensino público consequentemente aumentou o número de leitores no mundo, o que gerou uma grande necessidade de produzir mais em menos tempo.
Graças a essa evolução, hoje é possível contar com equipamentos como a máquina de encadernação, que agiliza o processo de forma rápida e fácil. Por isso, qualquer pessoa com um treinamento básico consegue trabalhar com a máquina.
Encadernadora espiral
Conhecida também como encadernadora de furo redondo, é a mais comum. Utilizada na produção de apostilas, bloco de anotações, cadernos escolares e muito mais. No mercado é possível encontrar diversos modelos dessa máquina. Confira!
A encadernadora de Espiral A4-X é um modelo compacto, eficiente e mede 26×34 cm. A máquina possui margem para auxiliar na furação e esquadro para auxílio referente a quantidade de folhas que deseja encadernar. Ela perfura até 15 folhas por vez de 75g/m². Em outras palavras, o equipamento faz 49 furos na folha.
Com características semelhantes a máquina A4, a diferença entre elas é a quantidade de furos. Isso porque, a encadernadora A4/Ofício perfura em média 54 furos na folha, e seu tamanho é de 37x38cm.
Este equipamento é vantajoso para quem precisa fazer encadernações maiores. Dessa maneira, você não fica limitada somente aos tamanhos A4/Ofício, pois o equipamento faz 70 furos na folha. Isto é, a máquina fura até 20 folhas por vez de 75g/m², tem margeador e gaveta de resíduos.
Muito utilizada na produção de agenda personalizada, caderno personalizado, bloco, calendário, ou qualquer outro produto que requer um diferencial, elegância e sofisticação.
Encadernadora de wire-o
Conhecida como encadernadora de furo quadrado, fabricadas no passo 2×1 e 3×1 que são os espaços entre os furos. Cada modelo permite encadernar uma quantidade de folhas específica. A 3×1 encaderna de 25 a 110 folhas de 75gr, e a 2×1 encaderna a partir de 110 folhas até 270 folhas.
Este modelo de máquina, é necessário usar o insumo como wire-o, fura em média 15 folhas por vez de 75g/m², tamanho 330 x 365 cm. Ela faz uma média de 25 a 38 furos na folha tamanho A4/Ofício.
Indicamos o modelo conjugado, pois fura e fecha o wire-o, o que simplifica e economicamente é mais vantajoso. Dessa forma, não será necessário comprar 2 equipamentos.
Encadernadora Térmica
Um equipamento fabricado com a finalidade de agilizar o processo de encadernação, muito utilizado em empresas, escritórios. Por ser um método rápido e simples, que não necessita de espiral ou wire-o. A encadernadora térmica faz a união das folhas através do método quente.
É necessário utilizar encadernadora térmica que possui uma cola na lombada. Ou seja, ao colocar as folhas na capa e depois na máquina, a máquina deve estar quente e pronta para uso. Dessa maneira, a cola derrete e fixa as folhas.
Temos um artigo em nosso encadernadora térmica que ensina o processo de encadernação térmica.
Esse modelo de equipamento é recomendado para quem tem um volume grande de produção. É um equipamento pesado, mas muito eficiente. A encadernadora elétrica, fura em média 25 folhas por vez de 75g/m². Além disso, o acionamento dela é por pedal o que agiliza e traz rapidez no processo.
É importante conhecer os modelos de máquina de encadernação, principalmente se você tem interesse em começar algo nessa área. Dessa forma o processo de escolha fica mais claro e o investimento será bem feito.
Prefira sempre equipamentos que te ofereça garantia e suporte.
Este artigo te ajudou?
Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários
Até Breve 🙂