Diante de muitas dificuldades e lutas, as mulheres vem mostrando sua força conquistando boa parte do mercado. Dessa maneira, elas realizam o sonho de empreender mesmo com todos os desafios de ser mãe, esposa e em muitos casos, também assumem o papel de pai. Em outras palavras, elas ainda conseguem arrumar tempo e disposição para cuidar do próprio negócio, muitas vezes é a fonte principal de renda da família.
Hoje vamos conhecer números e histórias inspiradoras de Mulheres e Mães Empreendedoras de Sucesso.
Uma¹ recente pesquisa feita pela RME (rede mulher empreendedora), sobre o perfil da empreendedora no Brasil, revelou que 68% buscaram essa opção depois da maternidade. Ou seja, elas buscaram no empreendedorismo a saída para conciliar o trabalho e família. Aliás, 53% dessas empreendedoras são mães, e 1 em cada 4 tem filhos pequenos com 5 anos de idade ou menos.
Luiza Helena Trajano | Magazine Luiza
Nascida e criada no Interior de São Paulo em Franca é filha e sobrinha única. Ela aprendeu a inteligência emocional com a mãe, e o empreendedorismo e o espírito de vendedora com a tia. Aliás, Luiza Trajano começou a trabalhar no varejo aos 12 anos nas férias escolares, como vendedora na loja do tio. Ela decidiu trabalhar tão nova, porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que ela gostava, e com o dinheiro das comissões, conseguia.
Luiza gostou da experiência, e aos 18 anos tornou-se funcionária efetiva da loja. Ela é formada em Administração e mãe de 3 filhos. Logo no início, conciliava a maternidade com o trabalho na loja, graça a esse esforço hoje ela é uma das maiores varejistas do país. Isto é, dona da Magazine Luiza, fundada em 6 de novembro de 1957 e hoje possui 800 lojas físicas mais a operação on-line. Sua mais recente transação, foi a compra da NetShoes.
“Todo mundo que trabalha vende algo para alguém, no Magazine Luiza durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.” Diz.
Zica Assis I Beleza Natural
Empresa fundada em 1993 por uma ex empregada doméstica e babá. Zica nasceu na comunidade do Catrambi, no Rio de Janeiro, em uma família humilde com 12 irmãos. Ela começou a trabalhar aos 9 anos, e tinha um sonho: desenvolver um produto para tratar seu cabelo, crespo e muito volumoso. Na época não existiam produtos no mercado que segundo ela “dominassem” os cachos. Por isso, ela começou a misturar fórmulas e produtos de relaxamento e testar em si mesma.
Hoje, o Beleza Natural possui mais de 25 institutos de beleza em diversas cidades, e todos os produtos usados são de fabricação própria . Aliás, a empresa possui também um Centro de Desenvolvimento Técnico, que ministra cursos para os funcionários, e recentemente abriu uma loja em Nova Iorque.
Cleusa Maria da Silva I Sodiê Doces
Depois de trabalhar como doméstica, cortadora de cana e recepcionista, resolveu mudar o rumo da sua vida. Certamente, aproveitou a oportunidade que teve, quando trabalhava em uma empresa, onde a mulher do patrão fazia bolos para vender. Certo dia, sua patroa teve um problema de saúde e pediu para Cleusa ajudá-la. Logo depois, a patroa parou com a venda de bolos e deixou que Cleusa continuasse o negócio.
Foi aí que Cleusa aproveitou a oportunidade e começou sua empresa, em um imóvel de 20 m² em Salto, interior de São Paulo. Nesse ínterim, nasceu a Sodiê Doces, e hoje conta com mais de 290 lojas espalhadas pelo Brasil. Ela é considerada a maior franquia especializada em bolos artesanais do país.
Todas essas histórias são inspirações. Ou seja, a vida muitas vezes nos traz oportunidades que pode ser a mudança em nossas vidas e de nossa família.
Para você tem um sonho, acredite nele, não deixe a vida passar apenas aplaudindo o sucesso dos outros. Seja você a protagonista da sua história.
FONTE¹ https://rme.net.br/2019/05/08/quando-nasce-uma-mae-nasce-uma-empreendedora/
Gostou do Artigo?
Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões.
Até Breve 🙂