Desde que os pergaminhos se tornaram livros a encadernação tem sido a técnica mais antiga para juntar folhas. Isso porque, a técnica impede que as folhas se percam e ajudam no manuseio e na organização, por exemplo. Essa por sua vez vem ganhando forma e hoje é a fonte de renda de muitas pessoas. Faça você mesmo e aprenda sobre os modelos de encadernação.
Cada técnica oferece um acabamento diferente. Portanto, há uma técnica para cada tipo de trabalho. Mas claro que isso depende da sua criatividade e como você vai aplicar as técnicas. Não existe uma regra para definir qual técnica é melhor, pois depende do tipo de trabalho que você ira confeccionar.
Encadernação com Espiral
Muito conhecida, pois é aquela forma tradicional de fazer apostilas e cadernos escolares, blocos, álbuns, entre outros.
No mercado hoje existem diversos equipamentos de ótima qualidade para que você possa realizar sua encadernação com espiral. Existem Encadernadoras de espiral de furo redondo e quadrado para que você possa variar em seu acabamento. Elas normalmente perfuram de 10 a 20 folhas de 75g/m² por vez. Mas caso você queira perfurar um número maior de folhas é interessante que procure por uma encadernadora de espiral elétrica.
Os espirais são encontrados tanto em plástico como no estilo metálico, com diversas cores e tamanhos. Com este material você pode confeccionar diversos tipos de encadernações, pois suportam de 25 a 450 folhas de 75g/m².
É bem simples fazer uma encadernação com espiral, uma vez que colocar o espiral nas perfurações é bem prático e rápido. Mas para facilitar ainda mais seu trabalho existem colocadoras de espiral elétricas. Essa máquina é fácil de usar, basta encostar o caderno com o espiral encaixado no cilindro da máquina para finalizar o processo.
Encadernação com Wire-o
A Encadernação com Wire-o é sofisticada e tem um acabamento muito elegante. Isto é, técnica muito utilizada para fazer agendas, blocos de anotações, planners, calendários, cadernetas de vacinação entre outros, muito conhecido em papelarias personalizadas, por exemplo.
As Encadernadoras de Wire-o são máquinas resistentes e eficientes. Com elas você pode perfurar o miolo e as capas além de encaixar o wire-o e fechar, tudo com o mesmo equipamento. Você pode encontra-lá facilmente na Marpax basta clicar aqui.
O wire-o, uma garra dupla metálica encontrada nos passos 2×1 e 3×1 com diversas cores.
Wire-o 3×1: Se chama 3×1 porque faz 3 furos por polegada. Ou seja, ideal para trabalhos que necessitam de um número menor de folhas, de 20 a 110 folhas de 75g/m².
Wire-o 2×1: Se chama 2×1 porque faz 2 furos por polegada. Indicado, para trabalhos que necessitam de um número maior de folhas, de 120 a 270 folhas de 75g/m².
As encadernações com wire-o é muito importante levar em consideração o tamanho total do miolo mais as capas. Essas informações são importantes para que você consiga fechar corretamente o wire-o.
Encadernação Térmica
A Encadernação Térmica é muito utilizada em ambientes de trabalho, para organizar relatórios e apresentações.
Basicamente, é uma capa térmica com resina termoplástica no interior da lombada (material usado para fazer a colagem das folhas a serem encadernadas). Ou seja, a capa térmica é colocada junto as folhas , a máquina esquenta e derrete a cola. Dessa forma, as folhas fiquem coladas umas às outras sem correr o risco de soltarem.
Encadernação Lombada Quadrada (Hot Melt ou Pur)
A Encadernação Lombada Quadrada muito utilizada em livros. Ou seja, o miolo é fixado com uma cola específica na lombada.
Uma grande vantagem dessa técnica é a fácil organização. Em outras palavras, os livros podem ser empilhados facilmente por conta da lombada quadrada sem que os danifiquem.
Esse tipo de encadernação pode ser colada de duas formas utilizando a cola Hot Melt ou Pur.
Pur: o adesivo pur, indicado para a fixação de um grande número de folhas e para encadernações que terão muito manuseio.
Hot Melt: esse tipo de cola, indicado para as encadernações que não terão muito manuseio.
Encadernação Canoa ou Dobra e grampo
A Encadernação Canoa ou Dobra, muito utilizada para produzir revistas. A técnica consiste em dobrar as páginas e grampear junto a capa na parte do meio. Por ser feita através de um processo simples é mais econômica que as outras.
Esse tipo de encadernação não é recomendado com papéis de maior gramatura, pois dificulta a dobra e o acabamento. Ideal é que sejam encadernadas até 64 páginas, como por exemplo: revistas, panfletos, catálogos, apostilas, livretos e entre outros.
A Encadernação é um segmento amplo da papelaria. Você pode atingir diversos públicos e aplicar as técnicas de diversas maneiras. A técnica aplicada corretamente com certeza você terá produtos de qualidade, tudo uma questão de prática. Faça você mesmo e entre para o mundo da Encadernação.
Na Marpax você encontra uma linha completa de produtos para encadernação. No nosso site há desde as encadernadoras de diversos modelos aos insumos necessários para um acabamento perfeito em seus trabalhos. Aqui você recebe o suporte necessário do início ao fim da compra.
Bons negócios!