Encadernadoras: conheça os principais modelos para o seu negócio

Trabalhar com encadernação é uma excelente oportunidade tanto para quem quer abrir o próprio negócio quanto para quem já está no mercado, mas quer oferecer mais serviços aos seus clientes. Um bom exemplo disso são as papelarias, que além da venda dos produtos tradicionais, também disponibilizam a encadernação.

Há também escritórios, escolas e faculdades que precisam do serviço de encadernação com bastante frequência. Nesse caso, investir em uma máquina para uso próprio é uma ótima opção para economizar e agilizar os processos.

A boa notícia é que não é preciso uma grande estrutura para o equipamento. Além disso, é de fácil manuseio. Porém, como há diversos modelos, muitas pessoas têm dificuldade em escolher qual é a mais indicada.

Por isso, preparamos este post para que você entenda tudo sobre o assunto. Acompanhe e saiba quais são os principais tipos de máquinas e descubra como escolher a que atende melhor ao que você necessita.

Afinal, o que é uma encadernadora?

Como o próprio nome sugere, é o equipamento que faz a encadernação. Isto é, organiza e une diversas páginas para facilitar o seu manuseio, consulta e leitura. Como pode ser feita em vários acabamentos, é muito utilizada para a confecção de produtos como catálogos, revistas, agendas, livros, apostilas, calendários, entre outros.

Então, é uma máquina indispensável para diferentes atividades, como cartórios, bibliotecas, escritórios de contabilidade, instituições de ensino, editoras, gráficas e empresas de todos os ramos.

Para quem uma encadernadora é indicada?

Como já comentamos, trabalhar com encadernação é uma ótima oportunidade para quem quer abrir um negócio próprio. Isso porque a máquina não ocupa muito espaço. Desse modo, é possível iniciar na própria casa e, mais tarde, expandir o ramo de atuação.

Outro ponto importante é que as encadernadoras, seja qual for o modelo, é bastante fácil de manusear. E, como você viu, diversos setores necessitam desse serviço, o que significa que você terá uma alta demanda.

Muitos designers e artesãos optam por investir em uma encadernadora para a fabricação de produtos personalizados, como blocos, calendários, planners e agendas para empresas ou mesmo para lembranças em eventos. Aliás, essa é uma ótima dica para quem quer se diferenciar no mercado.

Além disso, empresas e escritórios que lidam com um grande volume de papéis também podem adquirir um equipamento de encadernação, pois isso trará um excelente retorno. Em muitos casos, terceirizar esse serviço é bastante caro e, ainda, pode demorar bastante tempo.

Assim, ao ter uma encadernadora à disposição na empresa, reduzirá os custos e otimizará o processo.

As papelarias (especialmente às próximas a instituições de ensino) conseguem aumentar seu faturamento ao oferecer serviços de encadernação, principalmente quando disponibiliza mais de um tipo. Isso porque os estudantes precisam imprimir diversos trabalhos e materiais de estudo. Ao encaderná-los, ficam muito mais organizados, fáceis de serem manuseados e armazenados.

Quais são as vantagens de uma máquina encadernadora?

Há diversos benefícios de investir em um equipamento para encadernação. Os principais são:

  • É possível personalizar as encadernações;
  • Há economia a médio e longo prazo para empresas que optam por fazer suas próprias encadernações em vez de terceirizar esse serviço;
  • Pode-se criar formados e modelos exclusivos de cadernos, planners, blocos, agendas, calendários, livros e outros produtos;
  • É muito fácil manusear os modelos de máquinas de encadernação, ou seja, qualquer pessoa pode operá-la facilmente sem a necessidade de treinar e capacitar funcionários;
  • A máquina oferece um excelente custo-benefício;
  • Não é preciso uma grande estrutura física para o equipamento, pois existem modelos compactos;
  • Aumenta a lucratividade de um negócio;
  • Impulsiona as vendas;
  • Os trabalhos entregues têm um melhor acabamento;
  • Para quem deseja iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente, não é necessário fazer um investimento alto.

Quais são os principais modelos de máquinas para encadernação?

Nós mencionamos que há diversos tipos de máquinas e cada um é voltado a atender melhor determinadas necessidades. Basicamente, podemos dividir as encadernadoras em dois tipos: espiral e wire-o.

Encadernadoras para Espiral

A encadernação com espiral é muito utilizada em materiais didáticos, cadernos e trabalhos de faculdade. Primeiro, são feitos furos redondos nas capas e no miolo, em seguida, é colocado o espiral para unir todas as folhas. Os principais tipos são:

Standard

Perfura tanto folhas tamanho A4 quanto Ofício. Tem capacidade para perfurar até 15 folhas por vez, com até 54 furos. Conta com gaveta interna para coleta dos resíduos e margeadores com regulagens. É um ótimo modelo para apostilas, blocos de anotações, trabalhos escolares, cadernos, calendários e documentos fiscais.

A encadernadora Standard é compacta e cabe em qualquer lugar: tem apenas 8kg e sua base mede 32cmX37cm.

PMX-15

Esse modelo também comporta tanto tamanho A4 quanto Ofício, que são os mais utilizados. Possui uma barra fixa que indica a perfuração do primeiro furo, para que fique com um acabamento melhor. Há margeador com regulagens traseira e tem capacidade para perfurar até 15 folhas por fez.

Do mesmo modo que a Standard, é excelente para apostilas, blocos, trabalhos, documentos e outros materiais. O diferencial entre as duas são o peso e o material, pois a Standard é fabricada toda em aço, e a PMX-15 em aço e plástico.

A encadernadora PMX-15 também é compacta: pesa apenas 6kg e mede 37cmX20cmX4,5cm.

Espiramatic

Mais um modelo que perfura até 15 folhas por vez e comporta os tamanhos A4 e Ofício. Na parte traseira, há uma tabela com a indicação de profundidade da margem de acordo com a quantidade de folhas assim como todos os modelos de encadernadoras possuem. Assim, suas encadernações ficarão perfeitas.

A Espiramatic também é um modelo compacto: pesa pouco mais de 9kg e mede 35,2cmX32cm.

PEX-15

Também trabalha com folhas tamanho A4 e Ofício. Tem capacidade para fazer até 54 furos em 15 folhas em uma única operação. Possui ajuste de margem e de profundidade, além de compartimento para coleta dos resíduos da perfuração. Desse modo, usando a tabela de indicação de profundidade, não haverá erro na hora de encadernar.

A encadernadora PEX-15 também é pequena: pesa 9kg e o tamanho total da base é de 37cmX38cm

Encadernadora de espiral 20fls

Master 20FLS

Um pouco mais robusta que os modelos anteriores, tem capacidade maior: perfura até 20 folhas por vez com até 60 furos. Isso faz com que a encadernação seja mais rápida. Também comporta os tamanhos A4 e Ofício e tem o pino guia para o primeiro furo, além de compartimento para coleta dos resíduos e margem de profundidade.

A encadernadora Master 20fls pesa 16kg e conta com apoios de borracha na base para aderir bem à mesa e não escorregar durante seu manuseio.

Encadernadora A3

Master A3

Ideal para folhas A3, esse modelo tem capacidade para fazer 70 furos em até 20 folhas em uma única operação com muita facilidade e praticidade. Devido ao tamanho das folhas que trabalha, é perfeita para estabelecimentos gráficos, empresas e escritórios com grande fluxo de papel, como apostilas, encartes, catálogos, calendários e outros produtos.

Encadernadora Espiral conjugada

LS Conjugada Espiral

Se você quer agilizar ainda mais o processo, vale a pena investir na Encadernadora para Espiral Conjugada. Depois de fazer a perfuração, o espiral é colocado automaticamente pela colocadora elétrica.

Ela tem capacidade para perfurar 20 folhas de uma só vez e pode ser usada tanto para tamanho A4 quanto Ofício. Ou seja, é um modelo completo para realizar diversos tipos de encadernações de um jeito muito mais rápido.

Encadernadora de Espiral Elétrica

Semi-industrial elétrica

Se a demanda de encadernação é alta, a Encadernadora Elétrica para Espiral Semi-Industrial é uma ótima escolha. Isso porque ela tem capacidade para furar até 25 folhas de uma só vez e o acionamento é por pedal.

Esse modelo é mais robusto, pois pesa 106kg e mede 42cmX110cmX100cm com as abas colocadas.

Encadernadoras para Wire-o

Esse tipo de encadernação é feito com um anel duplo de arame em furos quadrados. Assim, o acabamento fica mais sofisticado e garante um visual mais moderno.

Então, a principal diferença entre o wire-o e o espiral é o anel utilizado para unir as folhas. Os anéis de metal do wire-o são encaixados e é preciso fechá-los sob pressão. Além disso, os furos são quadrados.

E os furos nas folhas podem ser personalizados, pois os modelos de máquinas de wire-o permitem eliminar os furos.

Ainda, é preciso ressaltar que há wire-o em dois tamanhos: 2×1 e 3×1, sendo que a diferença entre eles é o espaçamento entre os furos e a quantidade de folhas perfuradas em uma única operação.

A seguir, conheça algumas opções de equipamentos para encadernação do tipo wire-o.

Encadernadora Marpax

Wire Soft Conjugada 2×1

Trabalha tanto com tamanho A4 quanto Ofício. Ou seja a máquina tem capacidade para perfurar 15 folhas de uma só vez de 75g e conta com 26 furos que podem ser eliminados. Além do mais, há ajuste do margeador e parafusos reguladores, que permitem uma encadernação perfeita.

A Encadernadora Soft Conjugada faz furos com dimensão de 0,5mm, pesa 10kg e mede 13,3cmX50cmX36,6cm. Ela é capaz de perfurar os mais diversos materiais, como papel holler, papel paraná, papel tipo holler .

Além do mais, tem gabarito de espessura para wire-o, o que torna o trabalho ainda mais preciso e com acabamento impecável e é mais leve em relação aos outros modelos de encadernadora de wire-o, além de um design moderno e exclusivo.

Encadernadoras 2×1

Duplamatic Conjugada passo 2×1

Permite encadernações no tamanho A4 e Ofício de 110 a 270 folhas, perfurando 15 folhas por operação. Assim como o modelo anterior, a Duplamatic Conjugada passo 2×1 também possui o sistema de eliminação de furos, permitindo uma encadernação personalizada com até 28 furos.

Além do gabarito e régua dentada, tem ajuste do margeador. Sua capacidade de furação possibilita utilizar inclusive papelão paraná de até 1,9mm de espessura.

Pesando 20kg, mede 46,3cmX46,2cmX118,3cm. Ou seja, é robusta e, ao mesmo tempo, compacta.

EX passo 2×1

Faz até 25 furos em 15 folhas A4 ou Ofício de uma só vez. Vale lembrar que os pinos dos furos podem ser eliminados. Dessa maneira, perfura e fecha com facilidade o wire-o garras de duplo anel.

A EX passo 2×1 executa qualquer tipo de perfuração no mais diversos papeis, principalmente aqueles que exigem um acabamento diferenciado com eliminação de furos, como agendas, portfólios e catálogos.

Assim como a Duplamatic 2×1, tem regulagem para perfurar de 110 a 270 folhas. A dimensão dos furos é de 5,4mmX5,4mm. Apesar de sua estrutura forte, é compacta, pesando cerca de 24kg.

Os diâmetros do duplo anel passo 2×1 são: 1 1/4 – 5/8- 7/8 -3/4 -1 1/8 -1.

Encadernadoras 3X1

Duplamatic Conjugada 3×1

Este equipamento trabalha com encadernações A4 e Ofício de até 110 folhas, perfurando até 15 folhas por vez. Sendo assim, sua capacidade de furação usando papelão paraná ou similar é de até 1,9mm de espessura.

Possui ajuste de margeador, régua dentada e pode fazer até 42 furos, todos anuláveis. Ou seja, a extensão de perfuração é de 36cm. Pesa cerca de 20,5kg e a área de trabalho mede 36cmX22cm. Os diâmetros do duplo anel passo 3×1 são: 1/4 – 5/16 – 3/8 – 7/16 -1/2 – 9/16.

EX passo 3×1

Fura e fecha encadernações de até 110 folhas nos tamanhos A4 e Ofício. Tem 38 furos, todos anuláveis e, ainda, possui Pino de Registro ou Pino Mestre para perfurações de folhas. Em outras palavras, os furos medem 4mmX4mm e os diâmetros do duplo anel passo 3×1 são: 1/4 – 5/16 – 3/8 – 7/16 – 1/2 – 9/16.

Tem ajuste de margeador, régua dentada para encaixe do wire-o e o comprimento de perfuração sem uso do registro é de 330mm. A EX passo 3×1 pesa 24kg a mesa mede 33cmX36,5cm.

Duplamax 3×1 e 2×1

Se você quer ter mais opções em uma única máquina, a Duplamax 3×1 e 2×1 é a ideal. Afinal, permite perfurações de até 15 folhas por vez nos passos 2×1 e 3×1 simultaneamente sem a necessidade de troca de ferramenta. O furo é quadrado com dimensões do 3×1 igual a 4mmX4mm e do 2,1 igual a 5,4mmX5,4mm.

Com a opção passo 3×1 é possível fazer encadernações de até 110 folhas, enquanto no passo 2×1 pode encadernar até 270 folhas.

Ela pesa pouco mais de 22kg e mede 71,6cmX64,5cmX15,5cm e sua área de trabalho mede 36cmX21cm.

Porém, é importante ressaltar que para finalizar a encadernação é preciso usar uma fechadora de wire-o.

Encadernadora de wire-o Elétrica

X – EL20 Wire-o Elétrica Semi – Industrial

É indicada para encadernação de grandes volumes, pois tem capacidade para perfurar até 25 folhas por vez, com acionamento no pedal.

Faz até 54 furos e tem ajuste do margeador, permitindo a personalização do trabalho. A EX – EL20 Wire-o pesa 106kg, e mede 42cmX110cmX100cm mas, mesmo assim, não ocupa muito espaço. Está disponível em duas opções: passo 3×1 e passo 2×1.

É importante ressaltar que a maioria das encadernadoras manuais e elétricas tanto espiral quanto wire-o, furam entre 15 e 25 folhas por vez na gramatura de 75gr, caso você opte por furar folhas com espessuras mais grossas, a quantidade total de furação por vez, diminui. É importante se atentar a estes detalhes e respeitar o limite das máquinas, dessa forma você terá um equipamento por muito tempo.

Como você viu, há diversos tipos de encadernadoras. Para acertar na escolha, é preciso considerar principalmente a sua finalidade, já que espaço e manuseio não é um problema. Então, analise bem os modelos que listamos e opte por aquela que melhor atende que ao você necessita.

Quer ajuda para não errar na escolha? Visite nosso site e veja mais detalhes sobre cada modelo!


Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *