Faça você mesmo: encadernação com wire-o

faça-você-mesmo-encadernação-com-wire-o

A encadernação com wire-o é uma evolução das encadernações convencionais, isso porque com essa nova maneira de encadernar os seus trabalhos ficam com um visual atrativo e moderno, garante durabilidade e muita elegância no resultado final, além da sofisticação sem igual. E você sabia que pode trabalhar com esse tipo de encadernação? Faça você mesmo encadernação com wire-o!

Diferenças do wire-o para o espiral

A maior diferença é o anel utilizado para unir as partes da encadernação. O wire-o é um anel duplo metálico muito resistente que são encaixados e têm a necessidade de serem fechados sob pressão, diferente do espiral que é apenas formado por espiras. Os furos do wire-o são quadrados ao invés de redondos.

O seu design diferenciado é o que garante a elegância da encadernação, e a sua composição de metal trás durabilidade, esse produto é muito conhecido pelas papelarias modernas.

É importante dizer que o wire-o é encontrado em dois tamanhos, o 2×1 e o 3×1. A diferença de um para o outro é o espaçamento para que sejam encaixados e a quantidade de folhas são diferentes, você pode ler mais sobre isso neste artigo.

Equipamentos necessários para encadernação com wire-o

A encadernação com wire-o pode ser feita de diversas formas, mas tem os produtos essenciais para qualquer tipo de trabalho que você for realizar, abaixo listamos os principais:

Encadernadora de wire-o: É um equipamento robusto e resistente, o espaçamento dos furos é diferenciado dos outros tipos de encadernadoras para que encaixe o anel duplo perfeitamente. As encadernadoras 2×1 e 3×1 são diferentes, se atente ao realizar sua compra.

Wire-o: O anel duplo de metal é encontrado de diversas cores e tamanhos, na Marpax você encontra esse produtos em diversas quantidade e com um ótimo preço, basta clicar aqui.

Capas para encadernação: Você encontra diversos tipos de capas para utilizar, por exemplo, existem as capas de pvc, capas de pp, capas feitas com papel holler ou papel paraná, polaseal, e outros diversos tipos de materiais, aqui tudo depende do que você deseja produzir.

Miolo: O miolo são todas as páginas internas da encadernação e os modelos tradicionais são o quadriculado, pontilhado ou pontado, sem pauta e pautado. Os papéis de 75g já apresentam um bom resultado, mas dependendo da encadernação também são muito utilizados os papéis de 90g e 120g.

É claro que os materiais dependem do que você irá produzir, você pode necessitar de outros equipamentos como uma plastificadora para fazer as capas personalizadas, papel fotográfico para impressão, bopp para laminação, refiladora caso deseje cortar as folhas manualmente, e diversos outros materiais.

Passo a passo encadernação com wire-o

Agora, vamos aprender como fazer uma encadernação com wire-o.

1. Faça a perfuração das folhas.

As encadernadoras de wire-o geralmente vem acompanhadas de um margeador que te auxilia ao encaixar as folhas corretamente para que você não perfure errado, a função de eliminar furos também ajuda bastante. Sempre aconselhamos que você faça uma folha teste antes de perfurar seu miolo só para garantir. É bem simples, depois das marcações estarem alinhadas corretamente, basta abaixar o braço da sua encadernadora com uma força considerável e com firmeza, e repetir esse processo até que o seu miolo esteja pronto.

2. Faça a perfuração das capas.

Antes de perfurar as capas, aconselhamos que você faça outro teste para garantir que os furos irão se encaixar com o do miolo. A capa de trás sempre tem que ser perfurada ao contrário.

3. Encaixe o wire-o

Depois de tudo perfurado corretamente, é hora de encaixar o wire-o. Nas encadernadoras de wire-o, na parte da frente geralmente vem as garras para você encaixar o wire-o e ir colocando suas folhas aos poucos, sempre se certificando se estão do lado correto.

4. Encaixe as capas da encadernação

É importante que você saiba que a capa da frente sempre terá que ser encaixada em sua direção, de frente para você, e a de trás do lado ao contrário, para quando você fechar a encadernação as capas fiquem encaixadas perfeitamente

5. Feche o wire-o

A última etapa é fechar o wire-o, parece difícil mas é tudo uma questão de prática mesmo. Se a sua encadernadora vir acompanhada da fechadora de wire-o, seu trabalho acabou de ficar mais fácil, isso porque basta ajustar os pinos nas marcações da parte de trás da máquina, encostar bem a sua encadernação na parede da encadernadora com firmeza e fechar aos poucos, a força tem que ser moderada para não amassar o wire-o para que ele acabe ficando redondinho da forma que tem que ser. Se necessário repita o processo algumas vezes até que o wire-o esteja fechado por completo.

O que posso encadernar com wire-o?

A encadernação com wire-o é versátil e te oferece muitas opções de trabalhos para confeccionar, como por exemplo:

Calendários

Mesmo com a sua pequena quantidade de folhas, os calendários podem ser feitos com wire-o 3×1 e ter um acabamento bem bacana, você pode personalizar e oferecer para empresas e escolas.

Cadernos

Os cadernos por serem muito manuseados, serem feitos com o wire-o é uma ótima opção para garantir a durabilidade.

Scrapbooks

Os scrapbooks são puramente artesanais e decorativos e o wire-o dá um toque especial para o acabamento desse tipo de trabalho.

Esses e diversos outros produtos podem ser feitos a partir da encadernação com wire-o pois esse método é ótimo para produtos personalizados.

A encadernação com wire-o é uma maneira de garantir a produção de um material profissional, com muita durabilidade e elegância. Se a sua necessidade é maior do que as encadernações convencionais utilizadas para trabalhos escolares ou algo do tipo, utilizar o wire-o para encadernação é a escolha certa a ser feita.

Produzir um material muito mais resistente e com uma aparência mais sofisticada e moderna certamente irão te dar um diferencial aos seus trabalhos e são nesses detalhes que você pode tornar seu produto mais atrativo e conquistar o olhar daqueles que podem vir a se interessar pelo que você produz!

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, lembre-se e coloque em prática tudo que aprendeu até aqui e faça você mesmo a encadernação com wire-o.

Gostou das nossas dicas? Leia esse outro texto e aprenda também sobre Qual a Diferença entre Guilhotina de Papel e Refiladora

Confira nosso vídeo como fazer um bloquinho personalizado.

Até a próxima 😉

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Uma resposta para “Faça você mesmo: encadernação com wire-o”

  1. Bacana, Perfeito seu artigo, Tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, no programa tem mais de 340 sites de anuncios onde você pode anunciar grátis, usando o Software você pode divulgar seu material automaticamente nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, ele agiliza muito o trabalho. Sempre uso esse programa para fazer publicidade. Fica ai a sugestão… Seu artigo foi excelente. Agradecido por sua atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E-book

E-book Como fazer encadernação com Espiral

Nesse e-book como fazer encadernação com espiral você vai encontrar ótimas dicas sobre o processo de encadernação. Equipamento mais utilizado, quais insumos são necessários para fazer uma encadernação e como funciona o processo de uma encadernação.

Leia mais »