Como Fazer Encadernação com Espiral em 3 Passos

como-fazer-encadernacao-de-espiral-em-3-passos
test alt text

A encadernação com espiral é a mais comum, e muito utilizada para fazer diversos tipos de trabalhos como: apostilas, cadernos, calendários, blocos, álbuns, encadernar documentos, arquivos entre outros.

É muito simples fazer encadernação com espiral. Além disso, hoje há excelentes máquinas no mercado que facilitam seu trabalho pela eficiência que os mesmos oferecem.

Hoje este mercado é muito amplo, pois existem diversos públicos que você pode direcionar seu negócio. Há os que irão solicitar trabalhos mais simples e rápidos, e aqueles que irão exigir algo mais sofisticado.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer encadernação com espiral , em apenas 3 passos, de forma simples e objetiva.

A escolha bons materiais

É importante escolher uma encadernadora espiral que atenda suas necessidades. Por exemplo: se deseja fazer encadernação em tamanho específico como A3, irá precisar de uma encadernadora que possua em média 70 furos. Isso porque, as que atendem tamanho A4 e Ofício possuem em média 54 furos, excluindo a possibilidade de atender o tamanho A3.

IMPORTANTE: As encadernadoras manuais perfuram entre 15 e 20 folhas por vez. Para trabalhos de maior escala, busque por uma encadernadora elétrica.

Após decidir qual a encadernadora que vai utilizar para fazer encadernação, é importante escolher os insumos como miolo, capas e espirais… Há diversos modelos e materiais disponíveis no mercado de encadernação. Mas, a escolha do miolo vai depender do tipo de encadernação que irá fazer.

Aliás, você pode confeccionar cadernos, agendas, planner, blocos de anotações e apostilas, por exemplo. Mas, se preferir você pode optar pelo miolo liso ou pronto no caso de apostilas.

As capas, também depende do tipo de encadernação, pois existem diversos modelos, com gramaturas e materiais diferentes. Uma das mais utilizadas para fazer blocos, apostilas são as que são fabricadas em PVC ou Polipropileno (materiais plásticos com alta resistência).

Interessante saber que as capas podem ser encontradas em várias cores e texturas. Portanto, existe o acabamento que é mais indicado para capa (acabamento Line), outro ideal para a contracapa (acabamento couro).

Para garantir o melhor acabamento na sua encadernação, a escolha do espiral é essencial. Portanto, é preciso escolher de acordo com a quantidade de folhas que irá encadernar, pois existem no mercado diversos tamanhos. Além disso você também poderá escolher entre as variadas cores disponíveis para combinar com o material impresso.

Passo a passo da encadernação com espiral

1. Fure as folhas

Primeiramente, fure as folhas posicionando-as de acordo com o tamanho desejado para a encadernação. Lembrando que a quantidade de folhas perfuradas deve estar entre 15 a 20 folhas por vez dependendo da máquina. Já que a perfuração de quantidade superior à capacidade do equipamento, pode ocasionar em desgaste precoce dos componentes e comprometer a garantia do mesmo.

2. Verifique o margeador da máquina

Verifique se o margeador está na posição de acordo com a quantidade de folhas a serem encadernadas (Vide manual).

Após isto, basta abaixar a alavanca em um movimento constante e com leve pressão.

IMPORTANTE: Para realizar a perfuração das capas, realize o serviço em pares (Capa e contracapa), com uma unidade de cada por furação. As capas são fabricadas em material plástico e realizar a perfuração de grandes quantidades pode danificar o equipamento.

3 – Passe o espiral

Após finalizar as perfurações, junte todo o material (capa, miolo e contracapa), de maneira a alinhar os furos realizados. Em seguida, basta passar o espiral pelos furos. Para melhor experiência com suas encadernações, separamos algumas dicas, a fim de ajudar no processo:

Trabalhe com sua encadernadora sobre uma base firme e plana. Isto garante a boa qualidade do serviço e preserva o equipamento.

Na hora de perfurar as capas, procure colocar uma folha de papel entre elas. Isto faz com que o material fique um pouco mais firme e garante o melhor acabamento.

Quando passar o espiral, coloque o material na borda de uma bancada, ou até mesmo de sua encadernadora. Isto faz com que o espiral passe de forma mais livre e acelere a produção de suas encadernações.

Todo o material necessário para realizar encadernação, você encontra em nosso site , corre lá e confere as promoções!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe nos comentários, dúvidas, sugestões 🙂

Curta, compartilhe e nos siga nas redes sociais!

Até a próxima!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER