Atualmente, muitas pessoas empreendem em diferentes setores do mercado. Trabalhar com plastificação, por exemplo, é uma ótima alternativa para ganhar dinheiro e ter mais liberdade financeira.
A técnica é simples, mas bastante procurada para plastificar projetos, papéis e cartões. O principal objetivo do processo é aumentar a vida útil e proteger os materiais da umidade. O melhor é que o processo é de baixo custo e apresenta um bom retorno financeiro.
Quer entender mais sobre as possibilidades do mercado de plastificação e como criar peças personalizadas para ter uma renda extra e também oferecer serviços nesse mercado? Continue lendo o post e fique por dentro do assunto!
O que é plastificação
A plastificação é muito usada para dar acabamento na pós-impressão. Aliás, a técnica é feita por uma plastificadora e polaseal. A ideia é proteger e dar maior durabilidade aos papéis contra o desgaste, umidade, contato, gordura e acúmulo de poeira.
As plastificadoras, ou seja, as máquinas próprias para plastificação, não modificam o conteúdo dos documentos. Há máquinas de diferentes tamanhos, funcionalidades, designs e capacidade produtiva. Ou seja, elas atendem aos mais variados ramos de negócios e necessidades.
O material utilizado para a plastificação é o polaseal, que é um plástico de folha dupla feito à base de poliéster e polietileno. Além disso, o polaseal preserva as informações dos impressos, protege contra riscos e fornece maior resistência aos rasgos.
Quando aplicado sob pressão e calor, a fina camada de polaseal adere sobre o papel e agrega valor na estética do produto final. Uma interessante vantagem é a possibilidade de realizar a higienização do impresso plastificado após o processo.
O polaseal está disponível em diversas espessuras ou micras, que podem variar de acordo com a densidade do papel, como 0,03 mm, 0,05mm, 0,07 mm e 0,10mm. Com isso, você pode plastificar cardápios, capas para bloco de anotações, cadernos, agendas e muito mais.
Fazer plastificação é rápido e lucrativo. Em outras palavras, há várias formas de trabalhar e diversos produtos que podem ser desenvolvidos e personalizados. Representa, portanto, uma ótima oportunidade para ampliar o negócio. Assim sendo, é ideal para você que já trabalha com plastificação, ou deseja começar a empreender do zero.
Como funciona o processo
Como citado, a plastificação é uma excelente opção para proteger os documentos contra o desgaste pelo tempo de uso, água e outros líquidos, amassados e qualquer outro tipo de sujeira. O processo é aplicado, sobretudo, em documentos que são constantemente manuseados, como crachás, RG, CNH, título de eleitor, entre outros.
Mesmo os impressos que não são manuseados diariamente podem acabar sendo danificados caso não estejam revestidos e protegidos pela plastificação. Por isso mesmo, muitas pessoas adotam a técnica para aumentar a vida útil dos documentos.
Para a plastificação, no entanto, é necessário contar com uma plastificadora e com o polaseal. A máquina usa o polaseal, que tem um formato de pasta ou envelope plástico. O documento é colocado dentro da película e, em seguida, inserido na máquina que veda o plástico por meio de aquecimento.
Mesmo que o polaseal lacre o papel plastificado com eficiência, é interessante passá-lo cerca de duas vezes na plastificadora para se certificar que o processo foi bem feito. Uma plastificação de qualidade não abre facilmente e pode durar muito tempo.
Além disso, é importante respeitar o limite de espessura do papel que deseja plastificar para que o polaseal feche totalmente. Se colocar um papel com uma gramatura acima de 2mm, por exemplo, o papel pode não passar na plastificadora e o polaseal não fechar. É sempre bom fazer o teste e respeitar esses limites, tanto da máquina quanto do polaseal.
A plastificação é ideal tanto para uso pessoal quanto empresarial. O mais bacana é que a técnica proporciona um acabamento perfeito e profissional, dando maior brilho e consistência às impressões. Por isso, quem deseja empreender no ramo pode explorar o mercado do setor, que costuma ter alta demanda e procura dos consumidores.
As finalidades da técnica para uso pessoal e empresarial
A plastificação é um método bastante versátil que permite plastificar diversos itens, como:
- Cardápios;
- Plaquinhas;
- Cartazes;
- Carteirinhas;
- Documentos pessoais, como RG, título de eleitor e CNH;
- Cartões de assistência médica;
- Cartão de visita;
- Certificados;
- Credenciais;
- Diplomas;
- Materiais em formato A3 e A4; crachás;
- Etiquetas;
- Atividades escolares;
- Jogos; chaveiros;
- Capas para cadernos, livros e álbuns; divisórias;
- Marcador de página.
E muito mais.
Por conta da funcionalidade, eficiência e rapidez, a plastificação é adotada tanto para uso pessoal quanto profissional. Por isso, no primeiro caso, você pode plastificar seus documentos para manter a durabilidade e proteger contra as variações de temperatura e umidade.
Já em âmbito profissional, a plastificação serve muito bem para armazenar papéis, impressos e documentos importantes, que não podem passar por danificações, rasgos e demais falhas. É uma maneira, portanto, de manter as informações das impressões sempre íntegras, sem o risco de deteriorar com o tempo.
Devido à versatilidade da plastificação, muitas pessoas investem em equipamentos para realizar o processo. A vantagem é que você pode trabalhar de qualquer local e a um baixo custo. Dessa maneira, é possível atender às necessidades de diferentes estabelecimentos e públicos.
Produtos criados a partir da plastificação
É possível criar diferentes tipos de produtos a partir do processo de plastificação. Isso porque o polaseal é comercializado em uma diversidade de tamanhos. Dessa maneira é possível produzir diversas peças úteis para o dia a dia. O benefício é que o material dá um acabamento mais profissional aos produtos.
Criar atividades infantis e jogos lúdicos para as crianças, por exemplo, é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro. Você pode produzir jogos de tabuleiro, jogos de memória, jogos educativos com números e imagens, fichas de leitura ilustradas, tabuadas, entre outros.
Outra boa ideia é fazer chaveiros personalizados, já que são fáceis de confeccionar e vender, sem contar que são úteis no cotidiano. Com esse tipo de trabalho, ainda é possível oferecer peças decorativas e acessórios, ideais para serem pendurados em bolsas e mochilas.
O uso do polaseal na papelaria e comunicação visual
Na área da papelaria, inclusive, você pode trabalhar com diferentes artigos, como cadernos, agendas, capas de livros, blocos de anotações, marcador de páginas, lembranças de casamento e de maternidade. O bacana é que são produtos com ótima saída, sobretudo em alguns períodos do ano, como a volta às aulas.
Quem deseja empreender com plastificação ainda pode oferecer serviços no ramo da comunicação visual. Os recursos visuais transmitem mais informações do que as palavras. Por isso mesmo, as empresas dão preferência por imagens, vídeos, gráficos e desenhos para engajar o público e estabelecer um vínculo mais forte entre o consumidor e a marca.
Com o polaseal é possível produzir diversos produtos que atendem à área de comunicação visual, como banners, credenciais, adesivos, folders, placas de sinalização, cartões de visita, mapas, tabelas e gráficos.
Ou seja, são inúmeras as possibilidades de itens que podem ser criados por meio da técnica de plastificação. Assim como todo segmento, é fundamental estudar o mercado e suas tendências, assim como o comportamento do público para ter mais chances de lucros e rentabilidade trabalhando com a plastificação.
O mercado de plastificação
Os serviços de plastificação são bastante utilizados e procurados pelos consumidores no dia a dia. Atualmente, há diversos tipos de impressos que podem ser personalizados para chamar a atenção do público.
Se o seu desejo é empreender no setor, saiba que é fundamental conhecer o mercado e suas tendências. Assim, fica mais simples criar itens atrativos e planejar estratégias de negócio que, de fato, tenham retornos positivos.
No caso da plastificação, o empreendedor pode ter uma alta taxa de lucro, já que tanto o equipamento quanto o material utilizado no processo são de baixo custo. Inclusive, não é apenas em períodos sazonais que é possível vender os produtos plastificados.
Isso porque a procura dos consumidores costuma ser o ano todo para plastificar documentos, papéis, certificados, entre outros tipos de impressos. Ou seja, é possível oferecer diversos tipos de produtos anualmente. O mercado, portanto, é altamente aquecido, já que um negócio do tipo pode ser oferecido em diversos locais.
A possibilidade de trabalhar em qualquer local é um motivo que atrai muitos empreendedores que querem ter mais flexibilidade e liberdade na carreira profissional. Nesse sentido, o setor de plastificação pode ser a alternativa ideal para ter bons rendimentos e conquistar a tão desejada independência financeira.
Como criar um modelo de negócios
Criar um modelo de negócios é uma estratégia essencial para ter bons resultados como empreendedor no ramo da plastificação. Basicamente, ele consiste em um documento que detalha como as atividades funcionarão na prática e o que é preciso para crescer oferecendo os melhores produtos para o público.
Ou seja, consiste na forma como a sua marca pode criar e entregar valor para o mercado consumidor. A ferramenta, com isso, permite que você documente todas as estratégias necessárias para monetizar.
Para fazer o planejamento do seu negócio, é preciso compreender o que você vai oferecer ao público e quais são os recursos disponíveis. A partir disso, fica mais simples traçar um desenho de como será o formato do seu empreendimento.
Existem alguns fatores que influenciam diretamente na elaboração do modelo de negócios. Antes de tudo, você precisa ter em mente qual será o seu segmento de atuação e quem são os clientes em potencial. Igualmente importante é definir os canais de venda e de entrega dos produtos.
Mesmo que você já tenha um negócio funcionando, fazer o planejamento pode mudar completamente a maneira como conduz as atividades. Ao visualizar, com clareza, quais são os elementos da sua marca, você tem uma visão mais ampla para otimizar a sua atuação no mercado.
Veja, a seguir, o que é preciso para elaborar um modelo de negócios no ramo da plastificação da melhor forma!
Segmentação de clientes
O primeiro passo é entender quem são os seus potenciais clientes, ou seja, as pessoas que têm mais probabilidade de comprar de você. Você deve levar em consideração, por exemplo, quais são as características, comportamentos, hábitos, interesses e preferências dos consumidores.
Além disso, é necessário compreender as necessidades, problemas e rotinas das pessoas mais propensas a adquirir produtos de plastificação. Essa é uma maneira inteligente de definir as ações da sua marca de forma cada vez mais alinhada com o tipo de cliente que pretende atingir.
Proposta de valor
Já a proposta de valor detalha de maneira clara quais são as soluções que o negócio pretende entregar e quais são os seus diferenciais quando comparado com outras opções do mercado. A proposta deve ser estruturada de acordo com as demandas do público que se pretende atingir.
Você pode se perguntar, por exemplo, o que torna os seus produtos diferenciados e quais são os fatores que o tornam atrativos para os consumidores. A sua proposta de valor, portanto, deve ser elaborada sempre considerando o que você pode entregar de melhor para os seus potenciais clientes.
Canais de venda
Outro aspecto importante do modelo de negócios é a definição dos canais de venda mais adequados para divulgar a sua marca ao público. Ou seja, é o caminho mais eficiente que você deve tomar para impulsionar a imagem e as compras.
Com isso definido, fica mais simples elaborar um plano de divulgação e entender o posicionamento do seu negócio. Há diversas estratégias interessantes que podem ser tomadas nesse sentido. Por exemplo, as redes sociais são canais bastante adotados hoje por conta da amplitude de recursos e possibilidades de atração do público.
Relacionamento com os clientes
Você sabe quais são as ferramentas mais adequadas para aumentar a quantidade de fidelizações? Apostar em boas experiências e na qualidade do relacionamento com os clientes é uma das melhores maneiras de fazer com que as pessoas comprem novamente de você.
Para isso, é fundamental definir estratégias de marketing e quais serão os canais de atendimento e entrega. É preciso se questionar, por exemplo, como os seus produtos chegarão até os clientes da melhor forma e o que fazer para que eles deem preferência por sua marca no futuro, ao invés do concorrente.
Estruturação de custos
Mais um ponto chave do modelo de negócios é a estruturação de custos, ou seja, como precificar o seu produto sem sair no prejuízo. Essa parte tem o objetivo de auxiliar o empreendedor a colocar um valor justo em suas peças, considerando todos os seus gastos fixos e variáveis, o tempo de produção, entre outros.
Essas informações também podem ajudar a determinar o preço a ser cobrado para ter crescimento a curto ou longo prazo. Além disso, indica quais são os gastos totais que você terá com as atividades da sua marca. Com isso, fica mais simples ter uma previsão do quanto é necessário para manter a produção contínua, quitando todos os custos.
Iniciando um negócio de plastificação
Você deve ter percebido que a plastificação pode ser uma alternativa ideal para ganhar dinheiro de forma rápida, sem precisar de muito investimento para iniciar. Mas, afinal, como iniciar um negócio no ramo e se diferenciar dos concorrentes do mercado?
Felizmente, o setor tem um potencial muito grande de gerar lucros. Para isso, você pode montar um pequeno plano de negócios para ter uma segurança a mais no momento de iniciar o seu empreendimento. O investimento inicial, por exemplo, pode ser variável, e depende exclusivamente do processo de produção.
No caso da plastificação, é interessante conhecer os equipamentos que há no mercado e quais são os custos fixos para manter a qualidade dos seus produtos e serviços. Portanto, para adquirir a máquina, você também deve pensar quem é o seu público e quais são os itens que pretende produzir.
Enfim, são diversos os fatores a serem considerados antes de iniciar na área da plastificação. Veja a seguir!
Defina o público
O primeiro passo é escolher o local onde exercerá as atividades para atender o público pretendido. Nesse caso, a melhor indicação é dar preferência por lugares próximos a faculdades, escolas, cartórios e centros comerciais para ter mais chances de vendas. A proximidade com esses ambientes oferecem grandes possibilidades de lucros.
Se você pretende montar um estabelecimento no seu bairro ou próximo da sua residência, é interessante que seja acessível para um grande fluxo de pessoas. Quanto mais gente circulando e mais facilidades sendo ofertadas aos consumidores, melhor para o seu negócio.
Também existe a possibilidade de criar uma loja online para vender as suas peças. Essa opção é vantajosa porque você pode trabalhar em casa de forma cômoda e ainda economizar com custos de aluguel, entre outros.
Liste os equipamentos necessários
O próximo passo é saber, exatamente, quais são os equipamentos necessários para iniciar as atividades. Para a plastificação em si é preciso investir em uma máquina plastificadora e polaseal. Você também precisará de uma sala pequena, uma mesa de trabalho e uma cadeira de escritório, além de um local sem umidade para o armazenamento dos seus produtos.
O principal investimento de um negócio desse tipo são os equipamentos, por isso, os valores variam dependendo do tamanho e das funcionalidades. Mesmo assim, existe a possibilidade de adquirir os materiais a um baixo custo, tendo um rápido retorno do valor gasto no início do empreendimento.
Faça um planejamento financeiro
Outro ponto fundamental é se planejar financeiramente para conseguir ganhar dinheiro com a plastificação. Nesse caso, é preciso calcular os custos necessários para manter a produção de forma frequente, sem arriscar ficar sem insumos para atender os clientes.
Você também deve receber um valor justo pelo seu trabalho. Caso tenha dúvidas, procure entender quais os preços praticados pelos concorrentes e, caso seja possível, ofereça valores menores para garantir movimento e lucro. O planejamento servirá como um guia que pode auxiliar significativamente o seu crescimento.
Conheça as condições para abrir uma empresa
Se o seu desejo é, de fato, expandir a sua atuação e se tornar grande no setor, é essencial conhecer as condições legais que são exigidas para iniciar um empreendimento. A indicação é começar devagar, por exemplo, abrindo uma micro ou pequena empresa.
Procure conhecer todas as etapas e anote tudo para não ter problemas ao dar entrada no seu CNPJ. Com o tempo e a experiência, ficará mais simples definir estratégias para prosperar e, com isso, ampliar a sua atuação no ramo da plastificação.
Escolha bons fornecedores
Outro fator essencial para conseguir elaborar peças únicas e diferenciadas, é escolher bons fornecedores de matéria-prima. O ideal é dar preferência a empresas reconhecidas no setor em que atuam.
Com isso, você tem mais garantia de contar com suporte e atendimento ágil, além de recursos de qualidade para produzir seus produtos.
As vantagens de empreender no ramo da plastificação
Como vimos, a plastificação é uma técnica bastante procurada e, por isso, apresenta altas chances de retornar lucro. O crescimento do mercado nesse setor vem atraindo a atenção de muitas pessoas que desejam iniciar um negócio próprio.
A maior vantagem de investir na plastificação é que a produção exige poucos materiais, ou seja, o custo para elaborar os itens é significativamente baixo. Além disso, o público deste tipo de produto é amplo e atende uma série de segmentos, como empresas, escolas e faculdades, e consumidores finais, como adultos, jovens e crianças.
Apesar dos desafios, ainda assim empreender nessa área vale a pena. Veja, a seguir, quais são os principais motivos!
Maior controle do tempo
No ramo da plastificação, o empreendedor tem total liberdade para controlar o tempo da maneira que for mais conveniente. Isso representa, na prática, mais flexibilidade para determinar os horários de dedicação ao trabalho. Inclusive, é possível incluir compromissos pessoais na rotina sem ter grandes prejuízos.
Além disso, você pode ter mais disposição para criar as peças em horários fora dos padrões, como no período noturno. Essa é, sem dúvidas, uma das razões que fazem muitas pessoas optarem por abrir um negócio próprio.
Autonomia para tomar decisões
Com uma agenda de trabalho mais flexível, a vantagem é que você tem mais autonomia para tomar decisões. Com isso, é possível colocar suas ideias em prática sem ter que pedir autorização para terceiros.
No seu negócio de plastificação, é você quem toma as decisões que envolvem o funcionamento de uma marca: administração, o financeiro, entre outros aspectos. Um grande atrativo, não é mesmo?
Mais chances de conquistar independência financeira
Atuando em uma empresa, você fica limitado a receber um salário fixo. No caso do empreendedorismo, as possibilidades de ganho podem aumentar conforme a sua dedicação. Com isso, você pode melhorar de vida e conquistar a tão sonhada independência financeira.
Todo o lucro do seu negócio de plastificação retornará exclusivamente para você. No entanto, é preciso ter uma atenção a mais no momento de definir as estratégias da sua marca para não ter prejuízos. A indicação é destinar uma parte do valor do lucro da sua empresa para investir em insumos, marketing, entre outros.
Facilidade para alcançar a realização profissional
Empreender é uma oportunidade única que pode facilitar a realização profissional, especialmente quando você atua em um ramo da sua preferência. Desenvolver produtos personalizados estimula a criatividade, alivia o estresse e retorna outros benefícios relacionados à saúde, que só a espontaneidade do trabalho manual oferece.
A não dependência de funcionários e outras pessoas também é algo que chama a atenção. Com disciplina, determinação e motivação, e entendendo os motivos que o levaram a trabalhar na área da plastificação, você terá mais chances de conquistar o sucesso.
Por mais simples que seja, a plastificação é uma técnica que pode trazer muitos benefícios para quem sonha em empreender. No momento de escolher os equipamentos de trabalho, tenha uma atenção especial com a qualidade das ferramentas para conseguir criar peças únicas e personalizadas, que chamam a atenção do público.
Lembre-se que a escolha de bons fornecedores também é essencial para ter sucesso nesse ramo. A Marpax é especialista em produtos para plastificação, oferecendo qualidade e preço justo. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a Marpax tem um bom posicionamento no mercado e boa relação com os consumidores.
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