Plastificação de documentos: confira o passo a passo desse processo

Seja para cartões de visita, catálogos de produtos, fichas de identificação, documentos, fotos, tabelas, crachás ou capas de agendas, a plastificação é um processo muito utilizado. 

A plastificação consiste no revestimento desses materiais, no qual se aplica uma película de plástico sob calor e pressão. Seu principal objetivo é proteger contra umidade, gordura, atritos e aumentar a durabilidade das peças.

Se você está pensando em investir em uma máquina de plastificar para o seu escritório, escola ou gráfica, continue neste artigo para entender todos os passos que envolvem o processo de plastificação de documentos em geral. 

Plastificação: o que é e como é feita

Como mencionado anteriormente, a plastificação é o processo de acabamento em documentos, papéis e materiais em geral, nos quais se aplica uma película de plástico, conhecida no ramo como Polaseal.

Precisamos mencionar que para realizar a plastificação é necessário dispor de alguns equipamentos e insumos específicos, como uma plastificadora e polaseal, e se você deseja elevar o nível de qualidade dos seus plastificados, não se esqueça de utilizar um protetor térmico.

Atualmente existem diversos modelos de máquinas de plastificar, das mais básicas às mais completas, com diferentes tamanhos, designs, funcionalidades e capacidade de produção – e aqui na Marpax não faltam opções para você escolher a que mais se encaixa com a sua necessidade. 

Além disso, você também pode encontrar uma variedade de tipos de polaseal, com espessuras que se ajustam de acordo com o material a ser plastificado. Vale ressaltar que o processo de plastificação não altera o conteúdo do material, pelo contrário, o ato de plastificar um documento, por exemplo, promove maior resistência à rasgos e possíveis danos. 

Modos de plastificação

Para começar, é fundamental entender que a plastificação é um processo onde necessariamente é preciso ter temperatura. Portanto, a plastificação é feita a quente. 

As plastificadoras a quente são mais em conta e apresentam maior versatilidade de uso e atendem muito bem as plastificações de documentos como RG, CNH, CPF, certidões, etc. É importante salientar que alguns estados não permitem a plastificação de documentos como o RG. 

Plastificando na prática: um passo a passo simples 

Agora que você já entendeu o que é plastificação, quais são os equipamentos e insumos necessários para realizar esse procedimento e os tipos de plastificações que existem, está na hora de colocar a mão na massa e aprender todos os passos desse processo que é simples, rápido e fácil.

Além disso, para garantir a qualidade da plastificação, é importante utilizar protetor térmico. Como mencionado no início do artigo, esse insumo é fundamental para assegurar a proteção dos materiais e obter um resultado de alto padrão. Portanto, para utilizá-lo, não tem segredo:

  1. Com o material inserido no polaseal, centralize-o dentro do protetor térmico;
  2. Introduza o protetor térmico, com o lado fechado primeiro, em sua plastificadora;
  3. Ajuste a temperatura da sua plastificadora para + ou – 5ºC do que o especificado pela fabricante e realize testes. 

Agora com a sua peça devidamente protegida, siga para a plastificação: 

Passo 1

Para começar, insira o papel dentro do polaseal – que é uma espécie de “pasta” de plástico.

Passo 2 

Em seguida, insira o material na máquina e aguarde. 

Passo 3

A plastificadora irá vedar o plástico por meio de aquecimento e assim a plastificação do seu impresso estará pronta! 

Dica bônus: para garantir que o material ficou bem plastificado, passe-o na plastificadora por duas vezes. 

Benefícios de ter uma plastificadora 

Seja para escritórios, gráficas, escolas ou até mesmo para ter em casa, as plastificadoras são equipamentos muito úteis e versáteis para o dia a dia. Vários materiais podem ser plastificados:

  • Documentos pessoais de identificação (RG, CNH, CPF, Título de eleitor, etc);
  • Cardápios;
  • Crachás;
  • Cadernos, agendas e cadernetas; 
  • Certificados e diplomas; 
  • Etiquetas; 
  • Cartões em geral; 
  • Trabalhos escolares e muito mais. 

É importante ressaltar que a qualidade dos equipamentos faz toda a diferença no resultado final, portanto, escolha fornecedores confiáveis. 

Lembre-se, aqui na Marpax você encontra máquinas de plastificação, polaseal, protetores térmicos e o que há de melhor em insumos para garantir o alto padrão de suas entregas. 

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER