O que você precisa para começar na cartonagem

A cartonagem é uma técnica artesanal que consiste em criar peças únicas e personalizadas usando o papelão como sua principal matéria prima. É possível fazer diversos produtos, como: Caixa de vários tamanhos, maletas, porta carregador de celular, porta joias e muito mais. 

Para quem está iniciando na área, investir em conhecimento ajuda a aperfeiçoar as habilidades manuais e criar peças cada vez mais exclusivas. Aliás, muitos artesãos (ãs) que estão iniciando tem dúvida sobre quais ferramentas básicas para cartonagem usar. Para saber quais são elas, continue lendo o texto.

Tenha um bom planejamento 

A cartonagem é um ramo cheio de oportunidades, já que é possível criar diversas peças. Por isso, antes de mais nada, recomendamos que você faça um modelo de negócio. Ou seja, um bom planejamento. Dessa maneira, você estará mais apto para  tomar decisões estratégicas a respeito do seu negócio.

Vale ressaltar que no plano de negócio você pode escolher a quantidade de produtos que deseja trabalhar. Ou seja, você pode vender uma linha específica de produto e se especializar nela. Mas se preferir você pode trabalhar com um mix de produtos. Porém, se decidir  a segunda opção, é essencial estar atento à escolha das peças. Dessa maneira, você evita oferecer serviços fora da sua linha de atuação no mercado. Além disso, o risco de ficar confuso em relação ao produto e público que deseja atender é menor.

Materiais e ferramentas para iniciantes na cartonagem

A escolha dos materiais (insumos) e ferramentas são essenciais. Além disso, deixa seus trabalhos mais belos e com um acabamento mais profissional. Outra vantagem é que eles são fáceis de ser encontrados. E o melhor, não precisa investir muito para iniciar no ramo da cartonagem.

Uma dica: opte por bons fornecedores, como a Marpax, que oferecem produtos de qualidade e que são referência no ramo que atuam.

Papel para Cartonagem

O papel para cartonagem é um insumo básico para quem deseja iniciar no ramo da cartonagem. Isso porque, ele é versátil o que possibilita criar várias peças diferentes. Atualmente, você encontra diversos modelos e espessura desse material no mercado. Os mais conhecidos são:  papel Holler, papel paraná e papel pardo. 

O papel holler e o papel pardo tipo holler, por exemplo, são excelentes opções para quem deseja confeccionar produtos que sejam mais resistentes. Já o papel paraná, por sua vez, é mais flexível, uma ótima opção para criar peças que necessitam de curvatura.

Cola branca

A cola branca é um produto essencial na cartonagem. Além de ter um baixo custo, boa aderência,  secagem rápida e muito fácil de manusear. Aliás, é uma ótima opção para usar em materiais permeáveis, como papel, papelão e madeira, por exemplo. Todavia, as peças coladas com este produto não suportam lugares úmidos ou áreas externas. Em outras palavras, evite exposição das peças.

Caso ache necessário, invista em um pincel  aplicador de cola que seja de cerdas mais grossas e macias.

Fita adesiva

A fita adesiva  tem como principal função unir duas superfícies ou reforçar a peça  após a colagem. É um produto de fácil fixação e muito versátil, pois é possível usar em diversos materiais. Além disso, se colada com cuidado e atenção não estraga o produto.

Na Marpax você as encontra nos modelos transparentes, crepe e dupla face e em diversos tamanhos.

Base de corte para cartonagem

A base de corte ou manta de corte como também é conhecida é uma ferramenta usada para receber cortes de vários tamanhos diferentes. Ela é uma ótima opção para trabalhos em cartonagem. Dessa forma você evita riscar  mesa e bancada.  Esse item conta com réguas, diferentes marcações, medidas frente e verso em centímetros e polegadas. Isto é facilita riscar e padronizar o corte. Para a sua segurança, apoie uma das mãos sobre  a base e outra sob a ferramenta de corte.

Ferramentas de cortes

As ferramentas de corte como estilete e o cortador curricular com lâmina são  itens que proporcionam um corte reto, preciso e um acabamento perfeito. Indicados para cortar papel holler, papel paraná, papel pardo tipo holler e diversos outros objetos e superfícies.

 O estilete, por exemplo, o ideal é usá-lo com uma régua como apoio. Dessa forma será mais fácil e rápido cortar o objeto desejado, além de evitar acidentes.

Régua de alumínio

A régua de alumínio é uma ótima ferramenta para medir e fazer marcações, traçar linhas retas e apoiar o corte. Portanto, escolha uma que de preferência seja de alumínio ou aço. 

Dobradeiras

A dobradeira é uma ferramenta ideal para fazer dobras em trabalhos manuais, como o papel fotográfico, por exemplo. 

Ela é muito usada por profissionais e iniciantes na cartonagem. Em outras palavras, ela ajuda a verificar se tem bolhas após a colagem, garantindo assim um acabamento profissional e diferenciado. 

Papel fotográfico

O papel fotográfico é um artigo para impressão. Ou seja, ideal para personalizar produtos, como caixa em diversos tamanhos e finalidades, organizador de livros, maleta para cartonagem e muito mais. Ele é versátil e  garante um acabamento impecável e sofisticado. E o melhor, você pode usar o papel fotográfico para personalizar diversos tipos de produtos e fotos, por exemplo. Além disso, é possível escolher qual tipo de acabamento deseja: fosco ou brilhante.

Laminadora

A laminação é indicada para quem deseja dar um acabamento mais atraente e bonito aos produtos, além de proteger e aumentar a durabilidade dos mesmos. Esse processo pode ser feito por uma termolaminadora, máquina própria para este fim, ou por uma plastificadora. Mas caso opte por uma plastificadora é recomendado usar um protetor térmico para fazer a laminação. Assim o plástico não gruda nos cilindros e não estraga a máquina. Para ambos os equipamentos é ideal usar o Bopp ou Pet-Pe, que são insumos próprios para laminação.

Agora que você já sabe quais insumos e ferramentas são necessários para iniciar no ramo de cartonagem, que tal começar agora mesmo seu próprio negócio? Aqui, na Marpax, você encontra diversos produtos que te ajudam a transformar ideias em negócios.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *