Sabia que dá para ganhar dinheiro com encadernação? Esse mercado é uma boa alternativa para quem deseja abrir o próprio negócio com uma boa rentabilidade e trabalhando de forma independente.
A encadernação não é uma técnica complicada e com poucos recursos é possível começar em casa mesmo. Portanto, não é necessário ter uma grande estrutura para oferecer um bom atendimento e serviços de qualidade para os clientes. Ou seja, você também pode investir nesse ramo.
Gostou da ideia? Então continue lendo e veja como trabalhar com encadernação montando seu próprio negócio sem dificuldade nem burocracias. Alcançar a independência financeira pode ser mais simples do que imaginava!
Como a encadernação funciona?
A encadernação pode servir para organizar e unir páginas para facilitar o manuseio, garante um bom acabamento em diferentes projetos editoriais. Além disso, também é utilizada para a confecção dos mais variados produtos, como catálogos, agendas, apostilas e revistas.
A encadernação pode ser realizada por meio de diferentes métodos. Veja a seguir quais são eles.
Espiral
A encadernação com espiral é muito utilizada em materiais didáticos, trabalhos de faculdade e em cadernos. Até mesmo agendas podem ser feitas por meio dessa técnica.
É uma das preferidas por ser econômica e porque consegue suportar até 450 folhas de 75g/m². A máquina encadernadora primeiro faz os furos redondos na capa e no miolo. Logo, em seguida, o espiral é inserido para unir todas as folhas.
Wire-o
A encadernação wire-o é feita com um tipo de arame com anel duplo. O acabamento oferece um pouco mais de sofisticação para os produtos. Os furos quadrados garantem um visual moderno e maior resistência ao produto final.
Calendários, agendas, portfólios, blocos, planners e cadernos geralmente são feitos com a encadernação de com wire-o. Ele é bastante versátil porque permite usar uma gramatura maior. Além disso, com alguns modelos de máquina, como da Marpax, é possível personalizar os produtos ainda mais. Já que as encadernadoras permitem eliminar os furos.
Brochura
A encadernação brochura também é conhecida como lombada quadrada, muito comum em livros. Em geral as folhas que compõem o miolo são coladas na capa.
Nessa técnica, é importante planejar muito bem a lombada para garantir uma boa visualização das informações. Essas por sua vez ajudam a identificar os livros quando estão organizados em pilhas ou enfileirados.
Canoa ou grampo
A encadernação em canoa é uma técnica muito simples. Ela também pode ser chamada de encadernação grampo. Isso porque a fixação do miolo na capa é feita grampeando as folhas com a utilização de um grampeador de longo alcance.
Essa técnica costuma ser usada em livretos e revistas com poucas páginas. Portanto, não é recomendado usar para um volume grande de folhas, nem para os papéis com uma gramatura mais alta.
Que tipo de produto pode ser confeccionado?
As empresas de maior porte usa técnicas industriais para fazer a encadernação de produtos e livros. Mas você pode confeccionar as mais variadas peças também de forma manual ou artesanal.
Abrir o próprio negócio para ganhar dinheiro com encadernação é interessante justamente pela possibilidade de criar itens dos mais diferentes, podendo fazer:
- agendas;
- cadernos;
- livros;
- álbuns;
- planners;
- catálogos;
- blocos de anotação;
- bullet journals;
- diários.
Você pode trazer as mais variadas temáticas para lançar uma linha de produtos diferentes e inovadores. A encadernação ainda traz a possibilidade de você criar peças personalizadas. Estas, por sua vez, que pode ser muito atrativo para os clientes, que têm a possibilidade de obter um item exclusivo.
É possível trabalhar com encadernação em casa?
Geralmente a encadernação é um serviço associado às editoras e gráficas, já que parece ser um processo industrializado. No entanto, a técnica não é complicada e, por isso, é possível trabalhar em casa.
Para começar a fazer encadernação com espiral ou a encadernação wire-o, por exemplo, você não precisa de cursos ou conhecimentos técnicos. Além disso, não é necessário ter máquinas caras e complexas.
Basta reservar um cantinho dentro da sua casa para montar um pequeno atelier. Em seguida crie seus próprios produtos e comece a vender. Mas não podemos negar que será necessário investir em alguns materiais, e futuramente quando achar que precisa aprender mais, você pode investir em cursos.
Quais materiais e ferramentas são necessários para encadernar?
Não se preocupe, os materiais que você precisa para começar a encadernar em sua casa não são difíceis de encontrar e não requerem um investimento muito alto. Em pouco tempo, com seus primeiros trabalhos, é possível ter o retorno do valor investido. Confira o que será necessário para você começar.
Espiral para encadernação
A encadernação com espiral é uma excelente alternativa para você começar nesse negócio, pois a técnica é simples . Então, um dos materiais necessários é o espiral para encadernação.
Você encontra espirais com diferentes tamanhos para criar produtos com quantidades variadas de folha. Existem aqueles bem pequenos, de 7 mm, para 25 folhas, por exemplo, e também os maiores, como de 50 mm para 450 folhas.
Você consegue comprar quantidades menores conforme o orçamento que você dispõe agora. E ainda, há variações de cor para valorizar o visual dos produtos que você vai criar. Há as cores mais clássicas, preta e transparente, e as bem coloridas, como rosa, azul e verde.
Além do espiral simples, vale investir no wire-o. Caso decida trabalhar também com essa técnica de encadernação. Vale lembrar que no mercado você encontra máquinas com recursos diferentes.
As encadernadoras da Marpax são conjugadas. Ou seja, trazem no mesmo equipamento a função dos furos e de fechamento do wire-o. Mas, se optar por uma máquina que não é conjugado, precisará também de uma fechadora de wire-o.
Capas para encadernação
Os produtos encadernados precisam de capas, e esse tipo de insumo você também adquire de acordo com aquilo que vai produzir. Isso porque, há diferentes tipos de capas, variando entre material e cores.
Você pode escolher trabalhar com capas de acetato ou os modelos de capas plásticas, por exemplo. Há também as capas Line, que são utilizadas na frente da encadernação, e as com textura couro, que formam a contracapa. Outra opção são as capas duras, feitas de papel Holler.
Procure definir alguns produtos com os quais vai trabalhar e selecione as cores e materiais que mais combinam com eles. Mas, aos poucos, vale a pena aumentar o estoque para ter opções para os clientes.
Encadernadora
Para fazer encadernação com espiral, são realizados dois processos diferentes, lembra que nós explicamos? Primeiro é preciso fazer os furos na capa e nas folhas, e colocar o espiral. Então, você precisará de máquinas encadernadoras para fazer a furação.
Há também as colocadoras de espiral, mas não é preciso investir nelas no início, pois são máquinas profissionais para quem faz produção em escalas maiores. Para essas empresas ou pessoas, existem também as encadernadoras elétricas, ideais para altas demandas.
Lembrando que se você escolher trabalhar também com wire-o vai precisar de uma encadernadora específica para isso, já que a furação das folhas e a colocação do wire-o funcionam de uma forma diferente nessa técnica.
Como é necessário fechar o wire-o, não se esqueça de que é preciso ter uma máquina que faça os furos e essa tarefa de fechamento. As encadernadoras conjugadas são uma opção interessante porque você não precisará investir em dois equipamento diferentes. Terá as funções que necessita em uma só máquina.
Para facilitar ainda mais, você pode optar pelos kits de encadernação. Eles são uma opção interessante para quem está começando agora. Os kits são compostos por tudo que você precisa para iniciar as confecções.
Papéis
Também você vai precisar de alguns papéis, como o papel para cartonagem, papelão, os papéis fotográficos para capa ou os adesivos. Cada encadernação exige uma gramatura diferente de papel.
Existe também os miolos. Eles são ideais para criar várias peças, como agendas, cadernos, álbuns, catálogos e outros.Os álbuns que utilizam miolo com papeis de maior gramatura, são aqueles álbuns para scrapbook de cantoneiras.
Com esses materiais é possível criar a sua própria linha, ou então trabalhar com a personalização. Alguns miolos são mais simples e já vêm prontos para usar. Ou seja, você só precisa dos furos, do espiral e da capa. Mas, se preferir, pode personalizar o miolo também.
Laminação
Por fim, é preciso investir em materiais para fazer a laminação das capas, caso você opte por capas mais duras como as de papelão. Essa técnica de acabamento da encadernação pode ser feita utilizando uma plastificadora ou uma termolaminadora, para fazer a aplicação do BOPP. Esse processo é importante, pois garante a durabilidade da arte impressa e a proteção contra respingos e deixa o material mais resistente.
O que é preciso para abrir um negócio de encadernação?
Agora você já conheceu um pouco sobre o universo da encadernação, descobriu que é possível ganhar dinheiro realizando esse trabalho em casa e sabe quais materiais e equipamentos serão necessários para isso. Mas como começar de fato? O que é necessário para abrir um negócio de encadernação? De onde partir para empreender nesse ramo sem ter uma grande estrutura? Nós também vamos ajudar com isso! Nos tópicos a seguir, explicamos como dar início ao seu negócio partindo do zero.
Escolha o tipo de negócio
Sim, você vai abrir um negócio de encadernação, mas existem algumas variações para trabalhar. Você pode escolher um nicho específico. Ou seja, confeccionar uma determinada linha de produtos e se especializar naquilo.
Pode optar por fazer agendas, materiais publicitários, escolares e apostilas, e assim por diante. Mas se quiser também pode fazer de tudo. Nesse caso, só requer mais atenção para segmentar o público, já que você vai trabalhar com várias opções que atendem pessoas com perfis diferentes.
Defina o público-alvo
Pelo tipo de produto que você vai vender já dá para ter uma ideia do público que será atendido. É possivel trabalhar com encadernações criando itens mais femininos, por exemplo, caso queira atender mulheres. Para elas, peças com um toque mais artesanal e delicado são bem aceitas, assim como os bullett journals, os diários e álbuns de fotografia.
Se preferir, pode atender estudantes e escolas, faça encadernação de apostilas, trabalhos e outros materiais. Também é possível se especializar em encadernação para empresas ou profissionais, como os escritórios de advocacia, engenharia e contabilidade.
Escolher o público que será atendido influencia bastante nos materiais que você deve adquirir, já que eles precisam estar adequados ao tipo de serviço que essas pessoas procuram.
Elabore uma boa marca
Quando falamos sobre elaborar uma marca nos referimos a toda a identidade do seu negócio. O fato de você trabalhar com encadernação em casa não significa que deva parecer algo amador. É possível atuar com profissionalismo mesmo começando pequeno.
A marca envolve o nome que você vai colocar no seu negócio, um bom logotipo, as cores que vão identificar o seu negócio e os valores que você entrega para o cliente. Enfim, a marca é aquilo que define o que você faz. Portanto, ela precisa estar de acordo com o modo como você deseja trabalhar e as pessoas que vai atender.
Estude sobre o ramo
Você não precisa fazer uma faculdade, um curso técnico ou qualquer outra especialização mais aprofundada para trabalhar com encadernação. Todavia é importante buscar informações sobre o ramo. Até mesmo porque precisará aprender a encadernar.
Essa parte também não é complicada, pois existem materiais que você encontra na internet para saber mais a respeito disso. Este e-book sobre encadernação com espiral pode ajudar bastante a começar.
Também pode conferir outros conteúdos no canal da Marpax no YouTube e seguir o perfil no Instagram. Assim terá bastante conteúdo para mergulhar nesse universo, e ainda pode acompanhar as novidades que vêm surgindo.
Adquira uma boa encadernadora
Na hora de comprar uma máquina encadernadora, tenha o cuidado de conferir tudo aquilo que ela entrega para analisar se de fato vale o investimento. Veja se a máquina vai atender ao que você precisa e se ela é versátil e possibilita a criação de diferentes tipos de produto.
É importante se atentar ao espaço que você pode disponibilizar na sua casa que comporte o equipamento. Opte por uma máquina resistente e que a empresa fabricante ofereça suporte, caso você tenha dúvidas ou precise solucionar algum problema.
Na Marpax você encontra tudo que precisa para iniciar e alavancar o seu negócio, inclusive equipamentos profissionais. Os produtos são de qualidade, pagamento facilitado em até 6x sem juros e a entrega é para todo o Brasil.
E você ainda conta com a experiência e o atendimento personalizado de quem entende do assunto. Sem falar que tem a sua disposição conteúdos ricos para fazer suas pesquisas, esclarecer e dúvidas e aprender cada vez mais sobre esse universo.
Invista em materiais de qualidade
O custo-benefício é sempre o melhor guia para tomar boas decisões na hora de adquirir materiais e insumos para trabalhar com encadernação. Isso porque não se trata de comprar aquilo que é mais caro ou mais barato. É preciso pensar em qualidade.
Verifique se os materiais têm um bom acabamento, se são resistentes, se o visual também é agradável e se podem compor produtos que vão satisfazer os seus clientes. Na dúvida, pergunte: eu compraria um item produzido com este material?
Escolha um bom fornecedor
A escolha do fornecedor é uma decisão muito importante porque ele vai atuar como seu parceiro nesse ramo de encadernação. Escolha uma empresa como a Marpax, que tem uma boa diversidade de produtos, materiais e insumos para você confeccionar as mais diferentes peças.
Procure analisar se o fornecedor sempre tem disponibilidade desses itens, para que você tenha certeza de que seu estoque não ficará desfalcado.
Confira os preços praticados, a qualidade do atendimento, as formas de pagamento, de envio e outros detalhes. Analise também a opinião de outras pessoas a respeito dos produtos oferecidos por este fornecedor.
Defina o canal onde os produtos serão oferecidos
Você precisa fazer com que os seus produtos cheguem até os clientes. Mas de que maneira isso vai acontecer? Trabalhando em casa, uma excelente alternativa é disponibilizar seus itens na internet.
Não é necessário ter uma loja virtual para isso. Você pode divulgar em marketplace, como Elo e MercadoLivre. Ainda tem a opção de criar lojas em redes sociais, como Instagram e Facebook. Hoje em dia dá para vender até mesmo pelo WhatsApp!
Como ter sucesso com o negócio de encadernação?
Você pode ganhar dinheiro com encadernação trabalhando em casa. Mas só abrir o seu negócio não é garantia para ter sucesso. Também é necessário adotar algumas outras ações para se destacar da concorrência e cativar os clientes. Veja as dicas que separamos para você.
Mantenha uma boa comunicação com o público
Como você vai trabalhar em casa e oferecer seus produtos pela internet, não se esqueça de abrir vários canais de comunicação para o público conseguir contatar você. Esteja sempre verificando esses canais e não deixe nenhuma mensagem sem resposta.
Preze pela qualidade do atendimento
Procure profissionalizar o modo como você atende os clientes. Se for utilizar o WhatsApp, trabalhe com mensagens automáticas. Tenha cuidado com a imagem do perfil, com a escrita, escute o que o cliente tem a dizer, pratique a empatia e demonstra interesse em ajudar. Enfim, seja gentil e dê atenção para o seu público.
Marque presença nas redes sociais
As redes sociais são excelentes canais para manter contato mais próximo com seu público. Elas permitem uma comunicação humanizada, possibilitam criar conteúdos interessantes, fazer a divulgação dos produtos, e tudo isso com a vantagem de ser de graça. Então, crie o perfil do seu negócio e faça postagens regulares para se fazer presente no dia a dia dos clientes.
Crie um portfólio ou catálogo para apresentar o trabalho
As pessoas precisam conhecer o seu trabalho para conferir a qualidade dele. Portanto, é necessário criar um portifólio ou um catálogo, assim poderá expor os itens que confecciona e compartilhar por meio de diferentes canais.
Você pode criar o seu portifólio como um documento em PDF, por exemplo, e também utilizar as próprias redes sociais para isso. Procure organizar as postagens e crie álbuns específicos para apresentar os produtos. O WhatsApp para negócios também permite a criação de catálogos, que são facilmente acessados pelo próprio aplicativo.
Faça um bom controle financeiro e do estoque
Muita gente que decide abrir o próprio negócio não consegue alcançar o sucesso porque acaba errando na hora de cuidar das finanças. É comum que o dinheiro que pertence ao negócio seja administrado juntamente com as finanças pessoais, mas isso não deve acontecer.
É muito importante que você separe aquilo que é do seu negócio e o que é pessoal para não fazer confusão. Esse controle ajuda a verificar a rentabilidade do seu trabalho, acompanhar a margem de lucro e separar o montante que será destinado para reposição do estoque. Afinal, se todo dinheiro que entrar você reverter para usos pessoais, não vai sobrar nada para reinvestir.
Tenha sempre atenção com a quantidade de materiais em estoque para não deixar faltar. Quando pegar mais encomendas, é interessante controlar os pedidos e verificar quais são os produtos que saem com mais frequência. Assim você pode ter uma expectativa de vendas e calcular em média quanto tempo o seu estoque ainda vai durar, para que possa fazer novos pedidos com antecedência e evitar que os insumos acabem.
Analise a concorrência
Não podemos negar que você vai ter concorrentes trabalhando no ramo de encadernação. Se você souber como trabalhar com esses outros profissionais ou empresas, pode tirar um proveito disso. Em outras palavras, ofereça mais do produtos.
Faça um levantamento de quem são esses concorrentes para observar o trabalho deles. De certeo, veja que tipo de produto estão oferecendo, a maneira como se relacionam com o público, o modo como apresentam as mercadorias, a postura nas redes sociais, os preços que disponibilizam, entre outros detalhes.
O intuito não é copiar aquilo que eles fazem, mas sim fazer melhor ou aprimorar cada vez mais o seu próprio trabalho para não acabar ficando para trás. Você pode até mesmo oferecer produtos diferenciados, aquilo que a concorrência ainda não disponibiliza para o público.
Trabalhe dentro da legalidade
Você não precisa abrir uma empresa para trabalhar com encadernação, mas vale a pena aderir ao MEI (Microempreendedor Individual). A grande vantagem de ser MEI é o fato de ter direito à aposentadoria e auxílio-doença, se for necessário.
Desenvolva uma boa estratégia para divulgar seu trabalho
A estratégia para divulgar o seu trabalho são as ações que você vai realizar com o objetivo de mostrar o produto para o seu público-alvo. Ou seja, é o catálogo que será criado, o perfil nas redes sociais, as postagens que você vai divulgar, as mensagens encaminhadas por e-mail ou pelo WhatsApp, entre outros.
É importante pensar nessas estratégias porque você precisa adequar a sua linguagem, a mensagem e os canais de comunicação ao público com quem vai conversar. Não se esqueça de caprichar nas imagens porque elas são a apresentação do seu trabalho, o primeiro contato das pessoas com ele.
Procure transpassar profissionalismo. Afinal, o fato de você ter uma estrutura pequena e trabalhar em casa não significa que o produto tenha uma má qualidade.
É possível ganhar dinheiro com encadernação porque esse não é um trabalho complexo. Qualquer pessoa que goste de atividades manuais pode realizar, criando e personalizando seus produtos para oferecer algo diferenciado do mercado tradicional. O investimento inicial não é alto e trabalhando em casa terá flexibilidade na rotina, podendo associar essa atividade ao cuidado com a família e outras tarefas e compromissos.
A Marpax tem tudo que você precisa para começar o seu próprio negócio de encadernação. Acesse o site para conferir as opções de materiais, insumos e equipamentos!
2 respostas para “Descubra como ganhar dinheiro com encadernação”
Boa noite,
Gostaria de saber mais sobre encadernação
Grato,
Ryad
Olá, Ryad, tudo bem? Aqui no nosso blog e no canal do youtube “www.Marpax.com.br” tem vários textos e videos que ensina mais sobre a encadernação e como se faz. Espero ter ajudado. Abraço!