Conheça os principais papéis para encadernação

Trabalhar com  encadernação personalizada é uma técnica simples, além de ser uma fonte de renda para muitas pessoas. Por isso, se você está iniciando agora no ramo, saiba que a  escolha dos insumos como os papéis para encadernação, assim como a escolha dos equipamentos, são essenciais. Isso porque a qualidade do papel  interfere diretamente no resultado final do produto: acabamentos lindos, modernos, únicos e sofisticados ou acabamento mal feito.

Quer conhecer quais são os principais papéis usados na encadernação? Continue lendo o texto e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Papéis usado na encadernação

No mercado de encadernação é possível encontrar vários tipos de papéis em diferentes gramaturas, texturas e  cores que possibilita criar uma diversidade de produtos. Aliás, cada tipo de papel se aplica a um objetivo específico, por exemplo, o papel usado para confeccionar capas é diferente do papel para o miolo.

Na hora de escolher o papel, também é  importante estar atento á gramatura ou à densidade do papel. Em outras palavras, gramaturas são o quanto o metro quadrado do papel pesa, por isso quanto mais alta for a densidade do papel, mais grossa é a espessura da folha. Essa informação é fundamental, pois te auxilia na escolha ideal do papel que você deve usar na produção de determinado produto. Dessa maneira, você terá o acabamento desejado.

Papéis para capa

A capa para encadernação traz um diferencial na encadernação manual e profissional, deixando assim o produto mais durável e com  um acabamento mais sofisticado e elegante.  Portanto, os papéis para capa são essenciais para quem trabalha no ramo, pois eles servem para unirem as folhas, organizar documentos, confeccionar cadernos e vários outros produtos.

Papel para cartonagem

Os papéis mais comuns usados para fazer capa para encadernação são os papéis para cartonagem: papel holler, papel paraná e o papel pardo tipo Holler. Estes insumos se destacam pela beleza e qualidade que proporciona ao produto final.  Indicados para quem deseja ter encadernações com capas mais duras e duráveis. Além disso, estes itens têm  custos benefícios excelentes e podem ser usados para diversas finalidades. Em outras palavras, com este material é possível criar capas de cadernos, agendas, bloquinhos, planner e muito mais. Lembrando que quanto maior a numeração do papel para cartonagem mais fino é o papel.

Papel fotográfico

O papel fotográfico é uma ótima opção para quem deseja ter acabamentos lindos, diferenciados e mais profissionais nas capas. Isso porque, com ele é possível criar uma grande variedade de estampas e personalizar de acordo com a preferência do cliente. Além disso, o papel fotográfico é um produto de excelente qualidade e possui secagem rápida.

Papel para Miolo da encadernação

O Miolo são todas as páginas internas da encadernação. A escolha de qual papel usar depende muito do  tipo de produto que você deseja confeccionar, pois cada um oferece um tipo de acabamento diferente. Exemplificando, para produtos com maior quantidade de folhas como a agendas, recomendamos usar papéis que tem gramatura de 63g e no máximo 120g. Além disso, gramaturas maiores, dependendo da quantidade de folhas, poderá também não caber no wire-o ou no espiral, por exemplo. Já para produtos que você precisa manusear muito, como o planner ou cadernos de pintura, o ideal é usar folhas mais grossas para o miolo. Isso porque, gramaturas maiores acima de 120g evita que a tinta transfira para o outro lado da folha, a encadernação dure mais e evita que a peça desgaste muito.

Em conclusão, o ideal é sempre escolher um papel mais simples que possibilita escrever, rabiscar e criar. Portanto, os papéis mais usados para o miolo são: papel offset, miolo de agenda e papel sulfite.

Papel offset

O papel offset, indicado para usar na confecção de produtos que receberão textos, pois ele não enverga como os outros papéis, além de ser mais resistentes à umidade. Ideal para usar em miolo de cadernos, agendas, revistas, colagem de folhas, catálogos e muito mais.

Miolo de agenda

Já o miolo de agenda é ideal para fazer agenda, facilitando assim seu dia a dia.  Ele é um produto para uso de confecções de encadernações com espirais, wire-o, colagem das folhas ou colocação em garra de fichário. Por ser refilado na medida e as folhas ser soltas e sem furos, permite que você personalize-o da maneira que desejar.

Papel sulfite

 O papel sulfite é um papel versátil, garante uma boa impressão e uma excelente qualidade final do seu projeto. Ele é uma ótima opção para confeccionar bloquinhos de anotações, cadernos de pintura, arquivar documentos e diversos outros produtos.

Papel  para folha de guarda

É a folha que se usa antes do miolo ou da capa original do material a encadernar. Em alguns casos as pessoas também usa uma outra  folha como contra-guarda, ou seja, material usado para cobrir a segunda capa e a folha de guarda. Vale lembrar que em algumas encadernações a folha de guarda é também a folha contra-guarda.

O material mais usado para este fim é o papel couchê, por ser um material mais fino garante um acabamento sofisticado e diferenciado a suas encadernações. E o melhor é que você pode optar pelo tipo de acabamento que deseja: Fosco ou brilho.

Agora que você já sabe quais papéis são necessários para fazer uma encadernação, que tal começar agora mesmo a confeccionar produtos personalizados e únicos? Na Marpax você encontra estes e diversos outros produtos que te ajuda a transformar ideias em negócios.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e deixe sua opinião.

Um abraço e até a próxima! 😀

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER