
A ideia de plastificar documentos ou impressos é necessária. Aliás, essa é uma boa opção para quem deseja iniciar nesse ramo de negócio ou até mesmo como complemento de um negócio já existente. Portanto, muitas gráficas, copiadoras e até mesmo empresas optam por fazer plastificações em documentos e outros tipos de impressos. Em outras palavras, umas fazem para sua própria organização, outras oferecem esse tipo de serviço aos clientes. Aliás, é um investimento com baixo custo e bom retorno.
Pois há inúmeras outras possibilidades que você pode oferecer, e não somente a plastificação em RG, CPF e carteirinhas que é o mais comum.
Para compreender melhor como funciona esse processo, iremos orientar na escolha do material. Continue lendo o post e confira as dicas sobre como fazer plastificação com Polaseal.
Como escolher uma plastificadora?
Em primeiro lugar é importante saber que para plastificar com o polaseal, é necessário ter uma plastificadora, mas como saber qual a ideal? É preciso definir que tipo de impresso vai plastificar e a demanda de produtos plastificados. Por exemplo, se você decidir fazer plastificação de documentos como RG, CPF e carteirinhas, e a demanda é pequena, opte pela máquina de plastificar documentos pequenos. Ela é simples e muito fácil de manusear. Mas se optar por materiais maiores como A4, Ofício e A3, o ideal é escolher um modelo que atenda a esses tamanhos. Isso porque, ela é uma excelente alternativa para quem precisa produzir uma quantidade maior de plastificações.
Inclusive, é mais vantajoso escolher um modelo mais completo. Dessa forma, você não ficará limitado somente a um tipo de trabalho e poderá oferecer vários tipos de serviço.
Você vai encontrar vários modelos de plastificadora, tamanhos e funcionalidades diferentes. Umas tem função de controle de temperatura, alto reverso, que caso o documento prenda na máquina é possível puxá-lo de volta. Já há outras que utilizam somente um tipo de micra (espessura) do polaseal. Assim sendo, identifique sua necessidade, dessa maneira fica mais fácil escolher o equipamento certo.

O material mais utilizado neste processo é o polaseal, que é um plástico para plastificação específico. No mercado existem em diversos tamanhos e micra (espessura) sendo: 0,05mm, 0,07mm e 0,10mm. Desse modo, é possível plastificar outros materiais impressos como, cardápios, capas para bloco de anotações, capa para cadernos, capa para agendas e muito mais.
É importante usar também um protetor térmico junto com polaseal em documentos delicados, indicado no sentido de manter sua originalidade e não danificar.
Fazendo plastificação com polaseal
1- Antes de iniciar, ligue a máquina, aguarde alguns minutos. Alguns modelos de plastificadora possuem ajuste de temperatura de acordo com a espessura (micra) que vai usar. Portanto, faça o ajuste corretamente de acordo com o modelo. Ou seja, siga as instruções no painel e aguarde o aviso que indica que está pronta para uso.
2 – Encaixe o documento a ser plastificado dentro do polaseal, e depois encaixe dentro do protetor térmico.
3 – Insira o impresso com a parte fechada para o lado de dentro. Em seguida, aguarde até o final do processo. Aliás, é normal o cheiro de plástico queimado no momento que está realizando a plastificação.
4 – Sempre fique atento a temperatura ideal. Contudo, caso não fique tão transparente ou apareça bolhas, sinal que a temperatura está baixa. Portanto, ajuste a temperatura e passe novamente o documento na plastificadora. Mas se o impresso fique com ondulações, significa que a temperatura está muito alta, diminua a temperatura e passe novamente;
5 – Espere esfriar, e se necessário apare as bordas.
Fazer plastificação é muito simples e vantajoso, hoje existem muitas formas de trabalhar e diversos produtos que você pode desenvolver e personalizar.
Comece a plastificar ou amplie seu negócio, crie e ofereça produtos diferenciados a seus clientes.
Em nosso site você encontra diversos modelos de plastificadoras e polaseal, faça uma visita.
Continue acompanhando nosso blog, toda semana um conteúdo novo!