O termo papelaria personalizada tem um grande volume de pesquisas nos buscadores da internet ultimamente. Cada vez mais o mercado tem exigido produtos que ofereça um acabamento personalizado. O BOPP, filme plástico, é um material fundamental neste ramo. Com ele é possível realizar acabamentos gráficos com alto padrão, resistente e estética atraente. Continue lendo o texto e conheça um pouco mais sobre o BOPP para laminação.
Quando se fala em acabamento gráfico você com certeza já ouviu falar sobre o BOPP para laminação. Isso porque ele é um material muito completo, eficiente e único.
Geralmente o material é comercializado em bobinas com diversos tamanhos, espessuras e acabamentos para atender bem o mercado de papelaria personalizada. O BOPP oferece resistência e garante maior durabilidade aos produtos.
Em termos técnicos o BOPP é uma fina camada de plástico composto por polipropileno biorientado. Em outras palavras, ele é esticado em duas direções, característica que explica o porquê da sua resistência.
O BOPP tem propriedades únicas para que você possa destacar seus produtos. Abaixo conhecemos algumas delas:
O BOPP tem resistência a umidade. Ou seja, caso ocorra que o seu impresso tenha contato com água por um curto período de tempo não irá prejudicá-lo.
Não se engane, apesar de ser uma fina camada de plástico, o BOPP tem muita resistência a rasgos e a atrito. Ao ser aplicado não é possivel retirar o produto sem causar danos ao impresso.
O BOPP tem resistência a temperaturas moderadas. Por isso, evite a exposição dos seus produtos a altas temperaturas. A exposição pode danificar seus materiais.
O BOPP é um material com pouca elasticidade, o que é ótimo, pois permite melhor adesão às superfícies.
A composição do BOPP é 100% reciclável.
Tipos de BOPP
O BOPP possui uma variedade de acabamentos que te permite ser cada vez mais original em seus trabalhos . Portanto com ele é possivel fazer efeitos em seus impressos personalizados, como:
BOPP Brilho: Sua aplicação sobre o impresso além de proteger, realça as cores dando melhor visibilidade. Recomendado para uso em impressos com mais detalhes e cores.
BOPP Fosco: Concede um aspecto mais sério e elegante ao seu impresso realçando as cores.
BOPP Velvet aveludado ou soft touch: Esse modelo possui uma camada extra-matte, o que deixa o impresso mais fosco que os outros modelos. Além disso, ele realça às cores do impresso e dar um acabamento diferenciado ao toque.
BOPP Scuff Free: seu acabamento é semi-matte e tem uma resistência 3 vezes maior ao desgaste e risco comparado ao BOPP fosco convencional.
BOPP Holográfico Pedras em 3D: Com um acabamento totalmente diferenciado este modelo dá um aspecto tridimensional ao impresso. Ideal para ser laminado sobre superfícies escuras, pois realça o efeito 3D.
BOPP Hi-tac: Seu maior destaque é o acabamento adesivo mais agressivo que os outros modelos. Indicado para laminação em impressos digitais.
Onde usar o BOPP para laminação?
O uso do BOPP, muito comum para dar acabamento em encadernações personalizadas. Com ele você pode laminar capas de agendas, planners, bloquinhos, scrapbooks e outros impressos que você queira proteger.
A maioria dos papéis encontrados no mercado podem ser laminados. Mas é preciso ter atenção nos tipos de papéis que não suportam calor por conta do processo de laminação a quente.
É importante ressaltar que dependendo do impresso que vai ser laminado, o acabamento do BOPP pode ser mais apropriado que outros.
Em papéis com brilho próprio como o glossy ou couchê, a aplicação do BOPP para laminação fosca pode dar um acabamento e efeito estético bem interessante.
Já os papéis texturizados como o linho ou o vergê, podem não apresentar bons resultados com a laminação. Assim sendo recomendamos que você opte pela laminação texturizada sobre um papel liso.
A laminação também, muito recomendada para aplicação em impressões de fotografias a jato de tinta no papel glossy, pois é capaz de reduzir os riscos de desbotar a imagem.
Como usar o BOPP nos meus impressos?
Primeiro é importante conhecer o equipamento que é a chave para que a laminação aconteça. Uma vez que laminar é a aplicação do plástico polipropileno biorientado sob pressão e calor.
Esse processo é feito por uma termolaminadora, que é um máquina que tem um suporte para as bobinas e garante que a laminação seja feita de forma correta. O plástico fica bem esticado sob o impresso e a temperatura é a ideal para que não enrugue ou haja perda de material.
Alguns profissionais da área notaram que também é possível fazer laminações em uma plastificadora, já que esse tipo de máquina tem um custo mais baixo. Mas essa técnica só pode ser aplicada com o uso indispensável do protetor térmico e com uma temperatura por volta de 120ºC a 125ºC. Vale lembrar que nem todas plastificadoras fazem laminação, por isso leia bem a instrução da máquina. Dessa forma, você não corre o risco de estragar o equipamento.
Sabendo-se disso, para laminar basta posicionar o BOPP sobre o impresso, junto ao protetor térmico. Em seguida, aguarde sua máquina esquentar e deixe que o mesmo passe pela máquina. É importante que o BOPP esteja bem esticado para não enrugar.
Em nosso canal no YouTube você encontra vídeos sobre esse processo, basta clicar aqui.
Para estar no mercado de papelaria personalizada é importante ter em mente que você precisa confeccionar produtos visualmente atrativos e com acabamentos diferenciados. Isso pode impulsionar as vendas e te ajudar a se destacar no mercado. E o BOPP com certeza é um material importante para você que deseja ser destaque.
Explorar acabamentos diferenciados podem te ajudar a agregar valor tanto monetário como afetivo para o seu cliente. Portanto, ofereça produto de qualidade.
A linha de BOPP para laminação Marpax é de alta qualidade. Há diversos tamanhos e acabamentos diferentes para te ajudar a impulsionar seu negócio de laminação. Dessa forma, você consegue se destacar no mundo da papelaria personalizada.
Comente caso ainda tenha dúvida!
Até mais. 🙂