O papel couchê é um dos mais usados por quem trabalha em gráfica, com encadernação e papelaria personalizada. Isso porque ele é versátil e garante um acabamento diferenciado, profissional e sofisticado ao produto final. Ideal para se usar na impressão de convites, folhetos, certificados, cartões de visita, revistas, folha de guarda em encadernações e muito mais.
Quer entender mais sobre as características do papel couchê, os principais modelos e o tipo de impressão ideal ? Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O que é papel couche?
O papel couchê é feito a base de papel offSet, ele é coberto por uma camada de carbonato de cálcio, caulim, látex entre outros aditivos. Em outras palavras, o papel couchê é revestido com banho couchê, que garante que ele tenha uma superfície lisa, branca, brilhante e até mesmo um aspecto uniforme em toda espessura do papel. Dessa maneira o impresso se destaca pela alta qualidade das imagens, textos e cores mais vivas das impressões. Além de ter um excelente custo-benefício.
Uma dúvida muito comum de quem trabalha com papel couchê é sobre os termos L1 e L2, que nada mais é do que o número de lados do papel que recebem o revestimento. Em outras palavras, quando se aplica o revestimento em um dos lados, chamamos de couché L1, usado para confeccionar, rótulos e embalagens, por exemplo. Já quando se aplica o revestimento em ambos os lados, denominamos de couchê L2, muito utilizado para produzir materiais promocionais e livros, por exemplo. Ideal para impressão dos dois lados do papel.
Quais são os tipos de papel couchê?
O couchê é um excelente papel para impressão, no mercado há diferentes tipos, ou seja, cada um tem uma finalidade diferente. No entanto, os mais comuns são o couchê brilho e fosco. Além disso, a gramatura do papel em gramas por metro quadrado, variam de 90 e 300g.
Papel couchê brilho
Ele possui acetinado em ambos os lados. Assim sendo, tem um revestimento liso, o que proporciona uma ênfase maior às cores dos impressos. Além disso, o couchê brilho reflete mais luz, por isso não indicamos usá-lo em impressões que tenham muito texto. Ideal para impressões de catálogos, folders, convites, papéis de presentes, panfletos, cartão de visita e diversos outros impressos.
Papel couchê fosco
O couchê fosco, por sua vez, absorve mais luz do que o couchê brilho, garantindo assim um acabamento mais elegante e sofisticado. Ideal para impressões de livros, revistas, certificados, cartazes e muito mais.
Para que é indicado?
O papel couchê, indicado para impressões a laser (coloridas ou monocromáticas), off Set ou serigráficas, garantindo assim uma impressão de qualidade, maior durabilidade ao impresso e um excelente acabamento final. As impressoras a laser, por exemplo, usam um pó pigmentado. Dessa maneira, a impressão fica “mais limpa”, e tem secagem rápida, dificilmente você encontrará restos de tinta no papel e impressões borradas. Aliás, ao imprimir, verifique se a gramatura e o tamanho do couchê são compatíveis com sua impressora.
O papel couchê não é ideal para usar em impressoras jato de tinta, pois os resultados não são bons. Isso porque, ele tem um revestimento acetinado o que impede que a tinta seja absorvida pelo papel. Em outras palavras, estas máquinas “soltam tintas”, por isso as impressões ficam borradas e manchadas.
Aproveite a qualidade dos produtos da Marpax e comece agora mesmo a confeccionar produtos únicos e sofisticados aos seus clientes, usando papel couchê.
Um abraço e até a próxima!😀