Artesanato: 9 passos para criar um modelo de negócio

Se você está no ramo do artesanato e deseja transformar sua paixão pelos trabalhos manuais em um negócio, é importante criar um modelo de negócio. De fato, por mais simples que seja ele te ajuda no direcionamento da sua empresa. Ok,  mas como montar um modelo de negócio? Continue lendo o texto e aprenda de maneira simples e prática a fazer esse documento para sua empresa.

O que é um modelo de negócio?

O modelo de negócio é um documento que descreve de maneira simples e prática a concepção de uma empresa e como ela gera e entrega valor aos seus clientes.

Vale lembrar que o modelo de negócio é mais do que simplesmente fazer um documento escrito com suposições sobre o mercado de artesanato. E sim, um documento elaborado com base em pesquisas e dados concretos que será o pontapé do seu negócio. No ínicio, você pode montar esse documento de forma mais simples e depois ir incluindo mais detalhes.

 A importância do modelo de negócio para sua empresa de artesanato

Ter um modelo de negócio é importante, pois te ajuda a tomar decisões estratégicas. Em outras palavras, é um guia para que sua empresa de artesanato alcance suas metas a curto, médio e longo prazo. Além disso, ele te ajuda a lidar com muitas outras questões, como: informações sobre o público alvo, proposta de valor, receita..

Como construir um modelo de negócio para sua empresa de artesanato?

O modelo de negócio é uma das ferramentas mais usada por empreendedores e empresas. Ele é útil tanto para quem esta iniciando um negócio, como por empresas consolidada no mercado que deseja inovar no ramo de atuação. 

Agora que você sabe o que é um modelo de negócio e porque ele é importante para sua empresa, conheça os passos  para elaborar um e quais as informações que cada etapa deve ter.

Use o ebook e o software  gratuito do Sebrae – Sebrae Canvas para preencher as informações do modelo de negócio para sua empresa de artesanato. É simples e fácil de ser preenchido. 

Uma dica, busque visualizar a forma de produção e entrega do seu serviço ou produto de forma mais ampla.

Proposta de valor

Essa primeira etapa você irá escrever quais os produtos e serviços que sua empresa vai oferecer ao mercado e seu ramo de atuação, artesanato. Além disso, responder corretamente essa parte te ajuda a compreender o diferencial de sua empresa se comparado ao seu concorrente.

 Para saber qual a proposta de valor, busque responder perguntas, como?

  • Qual produto ou serviço que minha empresa irá entregar aos clientes e quais são os seus principais benefícios?
  • Qual é o meu diferencial? Liste aqui todos os valores importantes que você acredita que será o diferencial do seu negócio.
  • O que fará que meu cliente compre comigo ao invés dos meus concorrentes?

Estabeleça a Missão, Visão e Valores da empresa. Em outras palavras, a Missão é a razão da existência da empresa e que ela ira fazer. A Visão é onde você pretende chegar com  seu negócio. E os valores são os princípios éticos importantes do seu negócio.

Segmento de Mercado

Aqui, você precisa fazer uma análise de mercado para entender melhor seu ramo de atuação. Em outras palavras, como o mercado de artesanato é grande, niche seu segmento. Por exemplo, você pode escolher trabalhar com a cartonagem, uma área que faz parte do ramo de artesanato. Além disso, segmentar o mercado é também buscar conhecer seus futuros clientes. 

  • Quem são meus clientes?
  • Qual estado eles moram?
  • Qual a idade, gênero e escolaridade do meu público-alvo? 
  • Quais são as necessidades e problemas do meu cliente?

Você pode aplicar essas perguntas por meio de questionários, entrevistas e análise dos concorrentes.

Para entender melhor sobre o mercado que irá trabalhar estude e conheça a respeito dos seus concorrentes. Ou seja, as empresas que trabalham com os mesmos produtos que você vende ou irá vender. Faça uma análise detalhada sobre a qualidade e defeitos dos produtos, serviço, reputação da marca e atendimento oferecido. Dessa maneira, você saberá como prestar um atendimento melhor e produzir produtos diferenciados que atendam as necessidades dos seus clientes.

Canais (forma que seus produtos ou serviços chegarão até os clientes).

Definir os canais, consiste em estabelecer como o cliente encontra seus produtos: Loja online, presencial, Parceiros Indiretos e Diretos.  Dessa forma, será mais fácil definir os  próximos critérios, como:  Serviços de entrega, meios de pagamento…

Você também precisa deixar claro, como os clientes saberão que você está comercializando determinado produto. Isto é, nesta etapa elabore um planejamento de marketing para divulgação do seu trabalho. 

Relacionamento com o cliente

Você precisa estabelecer a forma de contato mais eficiente que a empresa usará para se comunicar com cada segmento de clientes. Aliás, você também necessita definir qual a estratégia  usará para conquistar e manter seus clientes.

O relacionamento com o cliente funciona de acordo com o produto e serviço prestado. Por exemplo, se sua loja de artesanato for online o cliente pode comprar o produto através do site ou via atendimento telefônico. Contudo,  se a loja for presencial, ele pode adquirir o produto por meio de atendimento via telefone ou ir presencialmente à loja comprar e retirar o produto. 

Atividade-chave ou atividades principais

Espaço onde se define as atividades principais que sua empresa faz. Esse campo deve ser preenchido visando entregar o que foi proposto na proposta de valor. 

Recursos chave

São os recursos  essenciais para o bom funcionamento da empresa. Isto é, pode ser meios financeiros, tecnológicos ou intelectuais.

Não confunda canal com recurso chave. Por exemplo, se você pretende ter como canal uma loja online ou vender por telefone, o notebook e um telefone são recursos necessários.

Parceiros chave

São parceiros e os fornecedores essenciais para o bom funcionamento da empresa. Por exemplo, fornecedores são aquelas empresas, como a Marpax, que irá fornecer as ferramentas e equipamentos necessários para você começar a trabalhar com artesanato. A escolha certa destes itens definirá a qualidade do produto final e  a sustentabilidade do negócio.

Para definir seus futuros fornecedores pensa nas seguintes questões: 

  • Quais são os produtos e serviços que minha empresa precisa e quem  vende?
  • A empresa sempre terá o estoque de recursos qual eu preciso?
  • Como é a qualidade dos produtos, serviços e atendimento prestado?
  • Tenho facilidade para trocar uma mercadoria, caso o produto precise de assistência técnica ou esteja danificado?
  • Qual é o prazo de entrega e forma de pagamento?
  • Qual a reputação da marca?

Quanto aos parceiros, escolham profissionais que te orienta a tomar boas decisões e te ajuda a diminuir os riscos de erros.

Estrutura de Custo

Faça uma análise de todos os custos e  despesas que serão gastos para que a proposta de valor seja realizada com êxito. 

Uma dica, tenha um bom planejamento financeiro e estabeleça o valor financeiro que pretende investir inicialmente para que seu negócio comece a funcionar: Compras de mercadorias, estoque… 

Vale lembrar que é muito importante você definir como obter o recurso financeiro necessário para abrir o negócio e quanto dinheiro tem para manter o negócio funcionando ou seja o fluxo de caixa.

Fonte de receita/renda

Aqui será escrito como e quanto se cobrará pelos produtos que você irá comercializar. Em outras palavras, você precisa fazer a precificação dos produtos de acordo com o valor ofertado no mercado. Além disso, é necessário definir todas as formas de receita do seu negócio. Exemplificado, você pode obter renda através da vendas de produtos personalizados em diferentes plataformas de ecommerce,marketplace específicos para artesanato e rede social.

Aproveite o conteúdo e comece agora mesmo a montar um modelo de negócio para sua empresa de artesanato. Conte sempre com a Marpax! 

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