Tudo sobre BOPP para laminação

tudo-sobre-bopp-para-laminação

O termo papelaria personalizada tem um grande volume de pesquisas nos buscadores da internet ultimamente. Com foco na personalização e sofisticação de materiais de papelaria, o uso de materiais que atinjam esses padrões é indispensável. O BOPP, que é um material indispensável neste segmento, é capaz de realizar acabamentos gráficos com alto padrão, resistência e estética atraente. A partir daqui vamos conhecer um pouco mais sobre o BOPP para laminação.

Quando se fala em acabamento gráfico com certeza você irá ouvir sobre o BOPP para laminação, principalmente por ser um material muito completo e ser eficiente quando se trata em dar um acabamento diferenciado aos impressos.

Geralmente o material é comercializado em bobinas com diversos tamanhos, espessuras e acabamentos para atender bem o mercado de papelaria personalizada, oferecendo resistência e garantindo maior durabilidade aos produtos.

Em termos técnicos o BOPP é uma fina camada de plástico composto por polipropileno biorientado, o que significa que ele é esticado em duas direções, característica que explica o porquê da sua resistência.

O BOPP tem propriedades únicas para que você possa destacar seus produtos. Abaixo conhecemos algumas delas:

  • O BOPP tem resistência a umidade, ou seja, caso ocorra que o seu impresso tenha contato com água por um curto período de tempo não irá prejudicá-lo.
  • Não se engane, apesar de ser uma fina camada de plástico, o BOPP tem muita resistência a rasgos e a atrito, pois após ser aplicado ele adere a superfície e não pode ser retirado sem causar danos ao impresso.
  • O BOPP tem resistência a temperaturas moderadas. Evite a exposição dos seus produtos a altas temperaturas, a exposição pode danificar seus materiais.
  • O BOPP é um material com pouca elasticidade, o que é ótimo pois permite melhor adesão às superfícies.
  • A composição do BOPP é 100% reciclável
  • O BOPP possui uma variedade de acabamentos que te permite ser cada vez mais original em seus trabalhos e dar vários tipos de efeitos em seus impressos personalizados, como:

BOPP Brilho: Sua aplicação sobre o impresso além de proteger, realça as cores dando melhor visibilidade e é recomendado para uso em impressos com mais detalhes e cores.

BOPP Fosco: Concede um aspecto mais sério e elegante ao seu impresso realçando as cores.

BOPP Velvet aveludado ou soft touch: esse modelo possui uma camada extra-matte, o que deixa o impresso mais fosco que os outros modelos, além de realçar e ser fiel às cores do impresso e dar um acabamento diferenciado ao toque.

BOPP Scuff Free: seu acabamento é semi-matte e tem uma resistência 3 vezes maior ao desgaste e risco comparado ao BOPP fosco convencional.

BOPP Holográfico Pedras em 3D: com um acabamento totalmente diferenciado este modelo dá um aspecto tridimensional ao impresso, e é ideal para ser laminado sobre superfícies escuras, pois realça o efeito 3D.

BOPP Hi-tac: seu maior destaque é o acabamento adesivo mais agressivo que os outros modelos, e é indicado para laminação em impressos digitais.

Onde usar o BOPP para laminação?

O uso do BOPP é muito comum para dar acabamento em encadernações personalizadas como: agendas, planners, bloquinhos, scrapbooks e outros impressos que você queira proteger.

A maioria dos papéis encontrados no mercado podem ser laminados, basta ter atenção nos tipos de papéis que não suportam calor por conta do processo de laminação a quente.

É importante ressaltar que dependendo do impresso que vai ser laminado, o acabamento do BOPP pode ser mais apropriado que outros.

Em papéis com brilho próprio como o glossy ou couchê, a aplicação do BOPP para laminação fosca pode dar um acabamento e efeito estético bem interessante.

Já os papéis texturizados como o linho ou o vergê, podem não apresentar bons resultados com a laminação, por isso recomendamos que você opte pela laminação texturizada sobre um papel liso.

A laminação também é muito recomendada para aplicação em impressões de fotografias a jato de tinta no papel glossy, pois é capaz de reduzir os riscos de desbotar a imagem.

Como usar o BOPP nos meus impressos?

Primeiro é importante conhecer o equipamento que é a chave para que a laminação aconteça, uma vez que laminar é a aplicação do plástico polipropileno biorientado sob pressão e calor.

Esse processo é feito por uma termolaminadora, que é um equipamento que possui suporte para as bobinas e garante que a laminação seja feita de forma correta, pois o plástico fica bem esticado sob o impresso e a temperatura é a ideal para que não enrugue ou haja perda de material.

Alguns profissionais da área notaram que também é possível fazer laminações em uma plastificadora, já que esse tipo de máquina tem um custo mais baixo, porém essa técnica só pode ser aplicada nessa adaptação com o uso indispensável do protetor térmico e com uma temperatura por volta de 120ºC a 125ºC.

Sabendo-se disso, para laminar basta posicionar o BOPP sobre o impresso, junto ao protetor térmico pois seu uso é indispensável, aguardar sua máquina esquentar e deixar que o mesmo passe pela máquina. É importante que o BOPP esteja bem esticado para não enrugar.

Em nosso canal no YouTube você encontra vídeos sobre esse processo, basta clicar aqui.

Para estar no mercado de papelaria personalizada é importante ter em mente que confeccionar produtos visualmente atrativos e com acabamentos diferenciados é o que pode impulsionar as vendas e te ajudar a se destacar no mercado. E o BOPP com certeza é um material importante para você que deseja ser destaque.

Explorar acabamentos diferenciados podem te ajudar a agregar valor tanto monetário como afetivo para o seu cliente, e oferecer qualidade ao seu produto final.

A linha de BOPP para laminação Marpax é de alta qualidade, com diversos tamanhos e acabamentos para te ajudar a impulsionar seu negócio de laminação e se destacar no mundo da papelaria personalizada.

Comente caso ainda tenha dúvida!

Até mais. 🙂

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E-book

E-book Como fazer encadernação com Espiral

Nesse e-book como fazer encadernação com espiral você vai encontrar ótimas dicas sobre o processo de encadernação. Equipamento mais utilizado, quais insumos são necessários para fazer uma encadernação e como funciona o processo de uma encadernação.

Leia mais »