Papel para cartonagem: entenda tudo sobre esse material

papel-para-cartonagem-entenda-tudo-sobre-esse-papel

A cartonagem é uma técnica muito praticada pelos apaixonados por artesanato que é basicamente produzir caixas e objetos úteis com papel , tecido e cola.

O papel ou papelão como é bastante conhecido, é a peça principal desse segmento, por ser um material que trás muitas possibilidades para confeccionar peças de diferentes formatos, acabamentos e também dar estrutura ao seu trabalho.

Se você quiser saber mais sobre o que é papel para cartonagem, quais são suas espessuras e como usá-lo corretamente, esse texto irá te ajudar.

Os principais tipos de papel para cartonagem

É possível encontrar diversos tipos e marcas diferentes deste material no mercado, por isso é importante saber a diferença entre eles antes de comprar algum para as suas peças de artesanato.

Um destes modelos é o papel paraná, possui uma cor amarelada por ser produzido a partir da extração de madeira de pinus.

Este papel é muito utilizado para objetos que sejam mais flexíveis, como por exemplo as caixas redondas que necessitam da curvatura perfeita para um bom acabamento.

O papel cinza ou papel para cartonagem tipo holler como é muito conhecido, tem uma composição diferente por isso ganha essa cor acinzentada, uma vez que este papel é feito com sobras de papéis e jornais, o que o torna 100% reciclável, dessa forma você contribui com o meio ambiente através do artesanato, bacana né?

O papel cinza para cartonagem tem uma resistência maior e não tem tanta flexibilidade como o papel paraná.

Este modelo é similar ao papel cinza e tem as mesmas características e finalidades, a não ser a sua coloração que é como um marrom claro. Este modelo também acaba sendo mais em conta que os outros papéis para cartonagem.

Estruturas, tamanhos e espessuras do papel para cartonagem

Um dos principais pontos sobre este material, é saber qual a espessura e tamanho correto para desenvolver seu projeto.

Como por exemplo o papel paraná, que é muito utilizado para produzir peças mais flexíveis, mas também pode ser usado para um projeto mais resistente, tudo depende da espessura que você escolher para seu trabalho.

O papel para cartonagem tem suas características mas são versáteis e muitas vezes, podem ser utilizados de diversas formas para diversos produtos.

Exemplo, se você vai confeccionar uma caixa redonda ou objetos que precisam de mais flexibilidade e não vão ser usados com frequência, você pode utilizar o papel para cartonagem a partir das espessuras 1,0mm a 1,5mm.

Com essa espessura você também já consegue fazer capas de bloquinhos e cadernetas de anotações.

Caixas ou maletas de médio porte, capas de cadernos, agendas, planners e calendários você já pode usar um papel para cartonagem de 1,7mm a 1,9mm de espessura que irá te atender perfeitamente e entregar a durabilidade necessária para o produto.

Se você pretende confeccionar uma peça muito grande de cartonagem, uma caixa de grande porte ou um álbum, por exemplo, que precisa de uma durabilidade e resistência maior, é indicado o uso do papel a partir de 2,3mm a 2,8mm.

O papel para cartonagem é encontrado em tamanhos personalizados, como A4, A5, 10×15, 14×20,5. 26×34 e também em placas de 80x100cm para você mesmo cortar o tamanho que você quiser. O tamanho é essencial para uma peça, pois o segredo para um produto bem feito, é o corte preciso do papelão.

Use diferentes cores de Papel

Além do cinza, o amarelo e o marrom, existem os papéis para cartonagem coloridos, que é basicamente o mesmo papel com a mesma composição mas com um dos lados pintados com uma cor diferente como vermelho, verde e azul.

Uma vantagem de adquirir um papel já colorido é que você não precisará encapá-lo e é uma forma de personalizar a seu trabalho.

Possibilidades

Agora que você já sabe tudo sobre o papel para cartonagem, afinal, quais produtos eu posso criar com este material? Quais são as minhas possibilidades de ganhar dinheiro?

Depois que você entender sobre esse material e colocar em prática o básico sobre a cartonagem , vai começar a enxergar oportunidades no mercado, desenvolver produtos diferenciados e até começar um negócio, não é uma maravilha?

Com o papel para cartonagem você pode trabalhar com a encadernação, por exemplo e agregar valor aos seus produtos dando durabilidade e um ótimo acabamento.

Como inspiração você pode produzir:

– Capas de agendas

– Cadernos

– Blocos de anotações

– Planners

– Fichários

– Álbuns de fotos

– Calendários

Pense fora da caixinha, o papel para cartonagem é um material bem estruturado e pode virar diversos objetos, com as técnicas de cartonagem você pode fazer:

– Organizadores

– Porta-treco

– Porta-joias

– Frasqueiras

– Maletas

– Caixas

– Gaveteiros

Além disso tudo, você pode fazer peças em 3D para decoração, legal né?

A ideia é ser criativo e entregar um produto personalizado e funcional para o seu cliente.

Como você pode perceber, o papel para cartonagem tem muitas possibilidades de criar produtos úteis e rentáveis, é um material que pode ser transformado em objetos de arte.

E o custo do papel para cartonagem é baixo, então com poucos materiais e ferramentas você já pode começar a confeccionar as suas peças e ganhar uma renda extra.

Ficou interessado?

Na Marpax você encontra uma linha completa de Artesanato e todos os tipos de papel para cartonagem, para começar já seu negócio.

Não perca essa oportunidade!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Uma resposta para “Papel para cartonagem: entenda tudo sobre esse material”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E-book

E-book Como fazer encadernação com Espiral

Nesse e-book como fazer encadernação com espiral você vai encontrar ótimas dicas sobre o processo de encadernação. Equipamento mais utilizado, quais insumos são necessários para fazer uma encadernação e como funciona o processo de uma encadernação.

Leia mais »