Laminação Bopp Brilho e Fosco

laminacao-brilho-e-fosco

A laminação é um acabamento necessário para proteger o material impresso, é um processo utilizado em diversas embalagens de produtos. Este nome se dá, devido ao efeito especial que deixa na superfície do papel, valorizando e protegendo, feito com plástico fino e transparente na opção brilho, fosco e outros acabamentos conhecido como Bopp.

Algumas pessoas que desejam trabalhar com papelaria personalizada ou gráfica, tem dúvidas referente a este processo de laminação, sobre como é realizada esta técnica em alguns produtos.

A fim de esclarecer essas dúvidas, vamos falar um pouco sobre a laminação Bopp Brilho e Fosco, e iremos abordar o método de laminação quente.

Na laminação feita com bopp fosco, o material fica com aparência discreta e muito elegante e minimiza as marcas de dedos, porém é recomendável em impressos que não possuem muitos detalhes.

Já a feita com bopp brilho, é muito utilizada em materiais com mais detalhes, muito utilizado em calendários, capas de agendas, cartões de visitas ou qualquer outro impresso que queira proteger.

Lembrando que laminar, não é a mesma coisa que plastificar, que é uma técnica que se faz em documentos como Rg, Cpf, Crachás, Cardápios, e normalmente o plástico é rígido e transparente, mais conhecido como Polaseal, e o processo é feito com uma Plastificadora.

Agora na laminação, você aplica diretamente na superfície do material como se fosse encapar, é semelhante a um filme plástico, mais fino, e o processo é feito utilizando uma Termolaminadora, ou até pode ser feito com uma plastificadora que permita fazer este trabalho, reforçando que, não é qualquer modelo de plastificadora que pode ser usada para fazer laminação, o equipamento profissional mais utilizado para este processo é a termolaminadora.

test alt text

Foto. Termolaminadora profissional

Para quem vai começar na área, pode utilizar uma plastificadora que permita fazer a laminação, mas não se esqueça de sempre usar o protetor térmico para plastificação neste caso, para evitar que o plástico grude nos cilindros e danifique o equipamento.

Foto. Plastificadora e Laminadora Aurora

Você pode utilizar qualquer papel impresso, evite utilizar material que não aguente o calor da máquina de laminar, geralmente esse processo é muito utilizado em capas de agendas, cartão de visitas, capa de cadernos, e vários outros materiais.

A vantagem de fazer a laminação em produtos personalizados, além de deixar mais elegante, agrega valor, qualidade e durabilidade.

Este texto e ajudou?

Deixa nos comentários, dúvidas, sugestões, para que possamos trazer mais conteúdos que possam ajudar você a realizar seu trabalho.

Até Breve!!!!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E-book

E-book Como fazer encadernação com Espiral

Nesse e-book como fazer encadernação com espiral você vai encontrar ótimas dicas sobre o processo de encadernação. Equipamento mais utilizado, quais insumos são necessários para fazer uma encadernação e como funciona o processo de uma encadernação.

Leia mais »