A laminação é um acabamento necessário para proteger o material impresso, é um processo utilizado em diversas embalagens de produtos. Este nome se dá, devido ao efeito especial que deixa na superfície do papel, valorizando e protegendo, feito com plástico fino e transparente na opção brilho, fosco e outros acabamentos conhecido como Bopp.
Algumas pessoas que desejam trabalhar com papelaria personalizada ou gráfica, tem dúvidas referente a este processo de laminação, sobre como é realizada esta técnica em alguns produtos.
A fim de esclarecer essas dúvidas, vamos falar um pouco sobre a laminação Bopp Brilho e Fosco, e iremos abordar o método de laminação quente.
Na laminação feita com bopp fosco, o material fica com aparência discreta e muito elegante e minimiza as marcas de dedos, porém é recomendável em impressos que não possuem muitos detalhes.
Já a feita com bopp brilho, é muito utilizada em materiais com mais detalhes, muito utilizado em calendários, capas de agendas, cartões de visitas ou qualquer outro impresso que queira proteger.
Lembrando que laminar, não é a mesma coisa que plastificar, que é uma técnica que se faz em documentos como Rg, Cpf, Crachás, Cardápios, e normalmente o plástico é rígido e transparente, mais conhecido como Polaseal, e o processo é feito com uma Plastificadora.
Agora na laminação, você aplica diretamente na superfície do material como se fosse encapar, é semelhante a um filme plástico, mais fino, e o processo é feito utilizando uma Termolaminadora, ou até pode ser feito com uma plastificadora que permita fazer este trabalho, reforçando que, não é qualquer modelo de plastificadora que pode ser usada para fazer laminação, o equipamento profissional mais utilizado para este processo é a termolaminadora.

Foto. Termolaminadora profissional
Para quem vai começar na área, pode utilizar uma plastificadora que permita fazer a laminação, mas não se esqueça de sempre usar o protetor térmico para plastificação neste caso, para evitar que o plástico grude nos cilindros e danifique o equipamento.

Foto. Plastificadora e Laminadora Aurora
Você pode utilizar qualquer papel impresso, evite utilizar material que não aguente o calor da máquina de laminar, geralmente esse processo é muito utilizado em capas de agendas, cartão de visitas, capa de cadernos, e vários outros materiais.
A vantagem de fazer a laminação em produtos personalizados, além de deixar mais elegante, agrega valor, qualidade e durabilidade.
Este texto e ajudou?
Deixa nos comentários, dúvidas, sugestões, para que possamos trazer mais conteúdos que possam ajudar você a realizar seu trabalho.
Até Breve!!!!