Como funciona o processo de Sublimação e Transfer

Como-funciona-o-processo-de-sublimacao-e-transfer.

Se está pensando em entrar no ramo de personalização, é importante entender que é um segmento que exige preparação, conhecimento e técnica.

Sublimação e Transfer, são dois conceitos que deixa muita gente confusa, principalmente em relação aos equipamentos e insumos que são necessários.

A palavra transfer, é um termo em inglês que significa “transferência, dai vem a confusão, pois os dois processos são por transferência.

Então vamos entender um pouco os dois conceitos.

O termo sublimação, se dá ao método físico no qual uma substância líquida passa do seu estado sólido para gasoso, isso ocorre quando se aplica tempo, temperatura e pressão, utilizando uma prensa térmica, a tinta sublimática que está no papel, tinge o tecido ou outro objeto a ser sublimado.

Todos os materiais devem ser preparados para sublimação, o tecido deve ser de poliéster, a xícara ou caneca , prato, azulejo, entre outros objetos, e a tinta deve ser a sublimática.

A Vantagem de trabalhar com Sublimação é que, a qualidade da estampa é mais durável, e nesse processo, o desenho tinge o objeto e não somente gruda, a desvantagem é que não se pode trabalhar com qualquer produto.

No processo de transfer, quando se aplica temperatura, tempo e pressão também utilizando uma prensa térmica, o desenho sai do papel e gruda no material, a estampa fica com um pequeno relevo.

Para fazer estampas em objetos rígidos como copos de acrílicos, canetas, canecas, é necessário uma impressora laser, toner comum e papel transfer rígido. No caso de tecido você pode utilizar a impressora jato de tinta, com a tinta pigmentada e papel transfer tecidos escuros ou claros.

Com relação a outros objetos, existem uma variedade de papéis como: papel transfer adesivo, transfer inkjet, transfer a laser, é preciso escolher o papel certo para cada tipo de produto.

A vantagem é o custo, e o mix de produtos que se pode trabalhar, a desvantagem é que, a durabilidade da estampa é menor.

  • Impressora Laser para toner e materiais rígidos
  • Máquina de Estampar ou Prensa Térmica
  • Toner comum
  • Tinta pigmentada para impressora jato de tinta
  • Papel transfer para objetos rígidos
  • Papel transfer para tecidos de algodão claros e escuros

Dica

O mundo da personalização em produtos, é bem extenso, o que possibilita a ampliação do seu nicho de mercado.

É uma área cada vez mais em crescimento, e se você pensa em trabalhar com este segmento, vale muito a pena, mas aconselhamos que pesquise, faça cursos, e ofereça um produto com qualidade e valor agregado, isso irá te destacar dos concorrentes, fortalecer sua marca e fidelizar clientes.

Gostou do Artigo?

Deixe sua sugestão ou dúvidas nos Comentários

Até Breve 🙂

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E-book

E-book Como fazer encadernação com Espiral

Nesse e-book como fazer encadernação com espiral você vai encontrar ótimas dicas sobre o processo de encadernação. Equipamento mais utilizado, quais insumos são necessários para fazer uma encadernação e como funciona o processo de uma encadernação.

Leia mais »