Como Fazer Encadernação com Espiral em 3 Passos

como-fazer-encadernacao-de-espiral-em-3-passos
test alt text

A encadernação com espiral é a mais comum, e muito utilizada para fazer diversos tipos de trabalhos como: apostilas, cadernos, calendários, blocos, álbuns, encadernar documentos, arquivos entre outros.

É muito simples fazer encadernação com espiral, e hoje existem excelentes equipamentos no mercado que facilitam seu trabalho pela eficiência que os mesmos oferecem.

Hoje este mercado é muito amplo, pois existem diversos públicos que você pode direcionar seu negócio, os que irão solicitar trabalhos mais simples e rápidos, e os que irão exigir algo mais sofisticado.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer encadernação com espiral , em apenas 3 passos, de forma simples e objetiva.

É importante escolher uma encadernadora espiral que atenda suas necessidades. Por exemplo: se deseja fazer encadernação em tamanho específico como A3, irá precisar de uma encadernadora que possua em média 70 furos, pois as que atendem tamanho A4 e Ofício possuem em média 54 furos, excluindo a possibilidade de atender o tamanho A3.

IMPORTANTE: As encadernadoras manuais perfuram entre 15 e 20 folhas por vez. Para trabalhos de maior escala, busque por uma encadernadora elétrica.

Após decidir qual a encadernadora que vai utilizar para fazer encadernação, é importante escolher os insumos como miolo, capas e espirais, pois existem diversos modelos e materiais. O miolo vai depender do tipo de encadernação que irá fazer sendo, cadernos, agendas, planner, blocos de anotações, apostilas, você pode optar pelo miolo liso ou pronto no caso de apostilas.

As capas, também vai depender do tipo de encadernação, pois existem diversos modelos, com gramaturas e materiais diferentes, uma das mais utilizadas para fazer blocos, apostilas são as que são fabricadas em PVC ou Polipropileno (materiais plásticos com alta resistência).

Interessante saber que as capas podem ser encontradas em várias cores e texturas, inclusive existe o acabamento que é mais indicado para capa (acabamento Line), e outro que é indicado como contracapa (Acabamento couro).

Para garantir o melhor acabamento na sua encadernação, a escolha do espiral é crucial. É preciso escolher de acordo com a quantidade de folhas que irá encadernar, pois existem no mercado diversos tamanhos e além disso você poderá escolher entre as variadas cores disponíveis para combinar com o material impresso.

1. Fure as folhas

Primeiramente, deve-se furar as folhas posicionando-as de acordo com o tamanho desejado para a encadernação, lembrando que a quantidade de folhas a serem perfuradas deve estar entre 15 a 20 folhas por vez dependendo do equipamento (A perfuração de quantidade superior à capacidade do equipamento, pode ocasionar em desgaste precoce dos componentes e comprometer a garantia do mesmo).

2.Verifique se o margeador está na posição de acordo com a quantidade de folhas a serem encadernadas (Vide manual).

Após isto, basta abaixar a alavanca em um movimento constante e com leve pressão.

IMPORTANTE: Para realizar a perfuração das capas, realize o serviço em pares (Capa e contracapa), com uma unidade de cada por furação. As capas são fabricadas em material plástico e realizar a perfuração de grandes quantidades pode danificar o equipamento.

3 – Passe o espiral

Após finalizar as perfurações, junte todo o material (capa, miolo e contracapa), de maneira a alinhar os furos realizados. Após isto, basta passar o espiral pelos furos. Para melhor experiência com suas encadernações, separamos algumas dicas, a fim de ajudar no processo:

Trabalhe com sua encadernadora sobre uma base firme e plana. Isto garante a boa qualidade do serviço e preserva o equipamento.

Na hora de perfurar as capas, procure colocar uma folha de papel entre elas. Isto faz com que o material fique um pouco mais firme e garante o melhor acabamento.

Quando passar o espiral, coloque o material na borda de uma bancada, ou até mesmo de sua encadernadora. Isto faz com que o espiral passe de forma mais livre e acelere a produção de suas encadernações.

Todo o material necessário para realizar encadernação, você encontra em nosso site , corre lá e confere as promoções!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe nos comentários, dúvidas, sugestões 🙂

Curta, compartilhe e nos siga nas redes sociais!

Até a próxima!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E-book

E-book Como fazer encadernação com Espiral

Nesse e-book como fazer encadernação com espiral você vai encontrar ótimas dicas sobre o processo de encadernação. Equipamento mais utilizado, quais insumos são necessários para fazer uma encadernação e como funciona o processo de uma encadernação.

Leia mais »